Redes sociais: por que colocamos emojis no rosto de nossos filhos?

Redes sociais: por que colocamos emojis no rosto de nossos filhos?

No facebook, instagram ou snapchat, vemos muitas crianças fofíssimas com o rosto camuflado por um emoji. Mostrar a prole escondendo o rosto não é paradoxal?

Por que mostrar fotos de seu filho, ou mostrar suas mãos, sem corpinho, suas perninhas gordinhas e esconder seu rosto com um emoji de bebê? Alguns podem pensar que os pais querem entrar na moda de usar emoticons, já que é tendência hoje em dia: todo mundo se comunica assim. Seria um atalho bem rápido de se pegar, mas esse "mostra-esconde" revela um problema bem enraizado na sociedade.

Mostrar seu bebê e ainda protegê-lo, o paradoxo da internet

Leia também
45 pessoas super estranhas que nem a imaginação mais fértil conseguiria pensar

Na verdade, "essa exposição paradoxal, esse mostra-esconde, é um gesto narrativo bem mais complexo do que imaginamos", explica o palestrante de história visual em EHESS, André Gunthert. "Ela faz parte de um movimento de apagamento dos rostos privados na internet", acrescenta. O rosto é a representação de uma pessoa, normalmente é o que não escondemos e que representa nossa personalidade. Exceto em casos de costumes religiosos ou em casos de festas (carnaval, por exemplo). Mascarar o rosto de seu filho vem "cortar a possível ligação entre a criança e a esfera social e colocá-la no adulto", explica a professora de ciências da informação e da comunicação da Universidade Bordeaux-Montaigne, Sandra Lemeilleur. Segundo André Gunthert, esse paradoxo vem da aprovação e da familiaridade com a selfie.

Queremos mostrar a felicidade nas redes sociais mas proteger nossas coisinhas, que não pediram nada. Colocar um emoji no rosto de nosso bebê revela um medo: uma foto postada na internet não nos pertence mais e pode acabar nas mãos de qualquer um. A que ponto as redes sociais nos invadem e nos fazem fazer coisas que não aprovamos? Cada um busque sua resposta.

Pedro Souza
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações