Finalmente descobrimos porque os homens reclamam mais que as mulheres quando estão doentes

Finalmente descobrimos porque os homens reclamam mais que as mulheres quando estão doentes

No imaginário coletivo, os homens costumam reclamar bem mais que as mulheres quando estão doentes. Isso pode ter uma explicação.

Você com certeza já notou: quando estão resfriados, gripados ou com problemas intestinais, os homens costumam reclamar bem mais que as mulheres. É encenação? Eles são mais sensíveis à dor? Parece que a explicação é outra.

Pesquisadores se debruçaram sobre as células imunes dos camundongos. Eles descobriram que os machos eram bem menos imunizados que as fêmeas. Resultado: depois de serem expostos a uma bactéria, os camundongos machos apresentavam mais sintomas, tinham mais febre, e levavam mais tempo para se recuperar em comparação às fêmeas!

Essas conclusões foram publicadas recentemente na revista Brain Behaviour and Immunity, como mostra a Femme Actuelle.

Várias hipóteses para explicar essa diferença

Embora os resultados não possam ser aplicados totalmente ao homem, eles fornecem uma explicação plausível. E levantam um outro questionamento: por que os homens têm defesas imunes mais fracas que as mulheres?

Leia também
Mulher cria bonecas tão realistas que quase acaba na prisão

Muitas hipóteses já foram estabelecidas. Um estudo, realizado pela universidade de Cambridge, mostra por exemplo que, como os homens têm uma maior tendência a comportamentos de risco, seu sistema imune teria enfraquecido com a evolução. Outras explicam o inverso, que foi a mulher que desenvolveu uma imunidade mais forte por ser mais suscetível a transmitir vírus e micróbios para os filhos.

E então, quem é o sexo frágil?

Pedro Souza
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações