Dieta: um método que leva apenas 15 minutos para perder peso

Dieta: um método que leva apenas 15 minutos para perder peso

Segundo a OMS, o número de casos de obesidade quase triplicou desde 1975. Quase 2 milhões de adulto estão acima do peso no mundo. Se as consequências para a saúde são conhecidas, os métodos de lutar contra essa epidemia são difíceis. Um estudo americano revela um método comprovado que ninguém havia pensado até agora. 

Doenças cardiovasculares, diabetes, problemas músculo-esqueléticos, alguns cânceres... As consequências mais comuns. Mas saber não quer dizer agir.E, apesar de toda a boa vontade do mundo, é  frequente quem abandona o caminho para a boa forma.

Entre todos os métodos aconselháveis para perder peso, um deles sempre surge: um diário onde é anotado tudo o que se come. Mas para ter regularidade nas tarefas, é preciso gastar muito tempo para que funcione, certo? Errado! 

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Como mostra um estudo publicado na revista Obesidade  e batizado de "Anote mais, perca mais", esta seria a forma mais eficaz e menos morosa. Explicações! 

Uma experiência de 24 semanas

"As pessoas detestam este método. Eles pensam que ele é exigente e horrível. Mas a questão que se coloca é a seguinte: manter um diário alimentar toma quanto tempo realmente?", explica Jean Harvey, autora principal do estudo e chefe do departamento de ciências alimentares da Universidade de Vermont ( Estados Unidos). 

E alerta de spoiler! Ela revela imediatamente a resposta no Medical News Today: "não muito". 

Para chegar a essa conclusão, a equipe de pesquisadores associou-se à da Universidade da Carolina do Sul para fazer uma experiência. 142 pessoas ( a maioria mulheres) sendo 81% obesas participaram. Foi pedido para que eles seguissem a cada semana, por 24 semanas de dieta, a rotina de anotar o seu consumo alimentar online em um programa. Estes dados permitiram às equipes de avaliar o que cada um havia comido, o número de vezes que eles se conectaram à plataforma e o tempo que isso levou.

Menos de 15 minutos por dia

Depois de 6 meses de auto-patrulha alimentar, os pesquisadores puderam estabelecer o tempo exigido para a estratégia para que ela fosse eficaz para a perda de peso. Os pesquisadores consideraram que os que  conseguiram os melhores resultados haviam perdido 10% do seu peso inicial.

Para chegar a este objetivo, os participantes gastaram, no primeiro mês, 23,2 minutos por dia, em média, para registrar o consumo alimentar no programa. Mas no decorrer da experiência, eles gastavam não mais que 14,6 minutos para preencher o jornal de bordo online. 

Segundo os pesquisadores, esta baixa é explicado por dois fatores: ao longo do tempo os participantes ficaram mais rápidos e eficazes no registro dos dados e na escrita preditiva do programa online, o que os fez economizar tempo. 

Eles também notaram que eles logavam na plataforma online ao menos 3 vezes por dia e os que fizeram isto todos os dias durante todo o tempo da experiência constataram uma perda de peso mais significativa.

Menos de 15 minutos por dia e alguma regularidade para cuidar da saúde e perder peso.... o método do jornal de bordo alimentar merece uma chance, não? 

• Gabriela Raposo
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