Dieta sem glúten: menus e receitas fáceis

Dieta sem glúten: menus e receitas fáceis

Você é intolerante ou apenas quer tentar cozinhar sem glúten? O OhMyMag traz alguns menus e receitas fáceis sem glúten.

 

Descrição da dieta sem glúten

O glúten é um conjunto de proteínas encontradas em alguns cereais, principalmente no trigo, centeio, cevada e aveia. Sua principal característica é a elasticidade, permitindo que a massa cresça durante o cozimento. Cada vez mais pessoas são alérgicas ao glúten, enquanto outras estão desenvolvendo intolerância, também conhecida como doença celíaca.

Para as pessoas com esta doença, o glúten destrói as paredes do intestino, impedindo gradualmente o corpo de absorver adequadamente os nutrientes. Portanto, a dieta livre de glúten é a única solução eficaz para ajudar essas pessoas.

No entanto, muitas pessoas também querem cozinhar sem glúten simplesmente por gosto, ou para preservar sua saúde, porque os cereais processados ​​são muito menos bem assimilados pelo corpo.

Exemplo de menu de um dia sem glúten

Para começar o dia com um café da manhã sem glúten, é possível consumir panquecas de arroz ou bolos de milho para substituir os habituais pães ou torradas. Com isso, você pode comer frutas e beber seu café, chá ou chocolate quente. Alguns cereais também são isentos de glúten, muitas vezes são feitos com flocos de trigo sarraceno, pétalas de arroz e frutos secos.

No almoço, você pode comer vegetais crus acompanhados por um molho caseiro. No prato, a quinoa ou o arroz podem ser uma boa base de cereais sem glúten. Você pode acompanhá-los com legumes no vapor ou refogados. Finalmente, desfrute, por exemplo,  de um creme de soja sabor chocolate com coco ralado.

No jantar, é possível preparar sopa de abóbora com creme de coco e especiarias, como curry e cominho. Para uma fome maior, também é possível acompanhar sua sopa com a socca, uma panqueca feita com farinha de grão de bico assada.

Leia também
Ela perdeu 31 quilos e conta como a dieta acabou com seu casamento

Uma receita para a dieta sem glúten

Para obter um excelente prato sem glúten, é possível preparar um gratinado de quinoa com abobrinha e queijo de cabra.

Para fazer uma receita para três pessoas, basta refogar três fatias de abobrinha em uma panela com um fio de azeite. Enquanto isso, cozinhe 350 g de quinoa em água fervente com sal por cerca 10 minutos.  Aqueça o forno a 180°C.

Em seguida, coloque a abobrinha em uma assadeira, adicione metade de um pedaço de queijo de cabra cortado por cima e cubra com a quinoa. Adicione a outra metade do queijo de cabra no topo desta mistura e leve ao forno por cerca de 20 minutos.

Bruna Moura
Sem Internet
Verifique suas configurações