Dieta hipocalórica: cardápios e receitas fáceis

Dieta hipocalórica: cardápios e receitas fáceis

Você quer começar uma dieta hipocalórica para perder peso bem rápido? OhMyMag traz algumas ideias de cardápios e de receitas fáceis para você se sair bem nesse tipo de dieta.

Descrição da dieta hipocalórica

A dieta hipocalórica tem como princípio absorver uma quantidade de calorias inferior às gastas pelo corpo. Dessa forma, o organismo precisa retirar energia das reservas, o que permite perder uns quilinhos.

Essa dieta não é restritiva, já que todos os alimentos são permitidos. Trata-se simplesmente de adaptar as quantidades de alimentos e também de limitar o consumo de produtos ricos em gordura e açúcar que, obviamente, aumentam e muito o número de calorias.

A duração da dieta depende do número de quilos a perder. O indicado é seguir uma dieta hipocalórica de 800 a 1.200 calorias por dia. Mas ainda é melhor escolher uma dieta bem pouco restritiva se você quer alcançar resultados a longo prazo. Caso contrário, você pode sofrer com o efeito sanfona.

Exemplo de cardápio para um dia

Confira um exemplo de cardápio para um dia em uma dieta com base em um consumo de 1.200 calorias por dia.

No café da manhã, você pode começar bebendo um chá verde, pois essa bebida ajuda a expulsar as toxinas. Com isso, você pode comer duas ou três frutas da estação: bananas, maçãs, damascos, pêssegos, etc. Por fim, você pode acrescentar um bolinho de arroz acompanhado de um pouco de geleia.

No almoço, você pode comer uma saladinha feita com legumes e verduras crus, como rabanetes, folhas de espinafre e um punhado de nozes, temperada com um fio de azeite e limão. Para o prato principal você pode preparar um filé de tofu acompanhado de uma batata e legumes verdes cozidos no vapor.

Leia também
Ela perdeu 31 quilos e conta como a dieta acabou com seu casamento

No lanche o mais indicado são as frutas, para combater aquela fominha que bate. À noite, sopas de legumes. Você pode acrescentar um filé de peixe cozido no vapor.

Uma receita da dieta hipocalórica

A receita de tabule de quinoa com uvas passas e salsinha é uma sugestão para você se dar bem em sua dieta de emagrecimento.

Para uma porção que serve 6 pessoas, você vai precisar de 250g de quinoa, 3 tomates, um pepino, uma cebola roxa, 50g de uvas passas, um molho de salsinha, um limão e 3 colheres de sopa de azeite de oliva.

Cozinhe a quinoa em água fervente por 15 minutos; deixe-a escorrer e esfriar. Corte os tomates e o pepino em cubinhos. Pique a cebola roxa. Misture esses legumes com a quinoa, e acrescente as passas, o suco do limão, as 3 colheres de sopa de azeite e, por fim, a salsinha picada bem fininha. Tempere com sal e pimenta e é só aproveitar!

Pedro Souza
Sem Internet
Verifique suas configurações