Conheça a Dieta da bíblia, o programa aderido por Chris Pratt que une orações e alimentação saudável

Conheça a Dieta da bíblia, o programa aderido por Chris Pratt que une orações e alimentação saudável

Programa alimentar estritamente vegano, a Dieta de Daniel ganha cada vez mais praticantes ao conjugar saúde e religião.

Uma dieta baseada em preceitos bíblicos está angariando cada vez mais... Fiéis. É o caso da Dieta de Daniel, programa alimentar detox que une alimentação saudável e conexão espiritual. O mais recente adepto foi o ator Chris Pratt, de "Jurassic Park", que relatou a experiência em seu Instagram.

A Dieta de Daniel é um rígido programa alimentar que conjuga dietavegana e orações. Ela é inspirada no jejum do profeta durante seu exílio na Babilônia, relatado no Antigo Testamento. Depois de receber um chamado divino, Daniel mergulhou em uma dietavegana estrita, ingerindo por três semanas apenas frutas, vegetais, grãos, legumes e água. Milênios depois, a Dieta de Daniel se resume a um detox total de 21 dias evitando os prazeres da gula. Além de água, é permitido consumir também bebidas derivadas de vegetais, como leite de soja ou de amêndoas. A alimentação saudável é associada a um profundo mergulho no estudo da Bíblia.

"Eu precisava desesperadamente entrar em forma - espiritual e fisicamente", explicou o escritor cristão Billy Hallowell, de 35 anos, ao New York Post. Ele decidiu incluir a dieta em suas resoluções de ano novo. "Eu estou fazendo minhas leituras diárias da Bíblia e, ao mesmo tempo, comendo melhor". Para além de apenas uma alimentação mais leve, o período também pede por atividades religiosas, com intensa leitura do livro sagrado dos cristãos, sozinho ou em grupos.

A dieta se popularizou nos Estados Unidos graças aos esforços da blogueira gospel Susan Gregory, que começou a escrever a respeito em 2007 e se tornou uma especialista no assunto. Ela atribui a fixação com a Dieta de Daniel a um 'chamado de Deus'. "Eu estava passando por um período difícil na minha vida e me preparei pra começar o novo ano com a dieta. Foi quando recebi a instrução [de Deus] para escrever sobre o Jejum de Daniel", explica. 'O chamado' gerou e-books sobre a iniciativa, que rapidamente se tornou popular em igrejas de todo o mundo - incluindo a evangélica Zoe Church, frequentada pelo ator Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger, filha do famoso ator, de quem acaba de ficar noivo.

No início de 2019, Pratt, que é muito religioso, compartilhou com seus 22 milhões de seguidores que estava em seu terceito dia de dieta. "Oi, gente, Chris Pratt aqui! Hoje é o terceiro dia do Jejum de Daniel. Vai coincidir com as coletivas do filme 'Lego 2', então quando vocês me virem, eu, provavelmente, estarei tendo alucinações! Fiquem ligados", brincou.

Leia também
Ridicularizada por sua obesidade mórbida, ela toma uma atitude que deixa a todos de boca aberta

Especialistas afirmam que é possível perder até 4kg em 11 dias com uma dieta tão estrita, que também exclui o consumo de carne e bebidas alcoólicas. Mas é preciso prestar atenção para não deixar de consumir proteínas e manter uma dieta balanceada em meio a um plano de alimentação tão restrito. Açúcar é um dos complementos proibidos. Para Susan Gregory, o componente espiritual é um fator motivacional a mais para seguir a Dieta de Daniel, entrar em forma e viver uma vida melhor. "O corpo é a morada do Espírito Santo. A Dieta de Daniel está ajudando as pessoas a honrarem seus corpos e mudar a maneira com que cuidam deles", finaliza.

Fonte: New York Post /

Imagem: Jeff Kravitz/FilmMagic, Shutterstock

Gouvea Aline
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações