O desafio do sal e gelo: a nova moda preocupante que está invadindo as redes sociais

O desafio do sal e gelo: a nova moda preocupante que está invadindo as redes sociais

Nós vivemos em um mundo feito de desafios, a maioria deles bem estúpidos. Depois do desafio do balde de gelo ou, mais recentemente, o mannequin challenge, chegou a vez do desafio do sal e gelo.

Queimar a pele com sal e gelo é o mais recente jogo da moda entre os adolescentes. Depois de queimados, os jovens são incentivados a partilhar a imagem nas redes sociais com as hashtags ‘#iceandsalt’, ‘#iceandsaltchallenge’ ou ‘#hieloysal’.

O desafio nasceu nos EUA, mas o facto de ser partilhado na Internet fez com que se espalhasse um pouco por todo o mundo. Em Espanha, mesmo aqui ao lado de Portugal, foram já vários os jovens que participaram no jogo.

A Guarda Civil espanhola está preocupada com o desafio viral, que classifica como “tolo” e “perigoso”, e lançou o alerta.“Apesar de ser algo muito tolo há muita gente que o faz”, escreveram os responsáveis pela Guarda Civil espanhola no Twitter (na galeria de imagens acima pode ver algumas fotografias de adolescentes que fizeram o desafio e partilharam nas redes sociais).

A combinação de sal e gelo, quando aplicada sobre a pele, fez com que se atinjam temperaturas que podem chegar aos 20 graus negativos. O frio é tão intenso que provoca ferimentos graves e tem consequências irreversíveis para a pele.“Os danos na pele podem ser diferentes, desde pequenas irritações que a deixam vermelha e inflamada até necrose ou lesões estruturais”, explicou Pablo de la Cueva, dermatologista e chefe de serviços no Hospital Infanta Leonor da Comunidade de Madrid, ao site El Español.

Como o gelo funciona como anestesia, os adolescentes não se apercebem do mal que estão a fazer à pele durante o processo. Só quando param.Um adolescente de 12 anos morreu depois de colocar sal e gelo nas costas

Leia também
Miss Itália 2007 mostra seu novo rosto depois de ter sido atacada com ácido pelo namorado

“As primeiras consequências envolvem comichão, ardor ou dor. Além disso pode gerar infeções que requerem tratamento com antibiótico. Algumas queimaduras podem ter efeitos irreversíveis como cicatrizes e doenças de pigmentação”, alertou o dermatologista.Nos EUA, um adolescente de 12 anos morreu depois de ter pedido aos amigos que lhe colocassem sal e gelo nas costas em forma de cruz. Aguentou durante 20 minutos.

Do  "tocha humana" ao "In my feelings"

O desafio que resulta em queimaduras com sal e gelo vem juntar-se a uma série de outros jogos perigosos que circulam na Internet e colocam em risco a vida de quem os põe em prática. Um dos primeiros desafios a aparecer incentivava os adolescentes a comer uma colher de sopa de canela, sem a ajuda de água. O mais recente foi o jogo da Baleia Azul, que consiste em superar 50 testes complexos e perigosos. A primeira vítima mortal deste jogo em Portugal surgiu em maio deste ano. Tinha 14 anos e morreu ao atirar-se para a frente de um comboio na estação de Braço de Prata, em Lisboa.

Pedro Souza
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações