Calorias do croissant: valores para 100g e ficha nutricional
O croissant, estrela do café da manhã francês, engorda? Descubra todas as informações nutricionais sobre o croissant com OhMyMag!
Número de calorias de um croissant
O croissant é um pãozinho feito com massa folhada, fermento e muita manteiga. Com 424 calorias em cada 100g, o croissant é uma delícia super energética. Ele normalmente não é indicado em dietas por causa de seu teor em gorduras saturadas e seu valor energético. Um croissant pesa, em média, 50 gramas. Com mais de 200 calorias, o croissant deve continuar sendo uma delícia ocasional.
Atualmente, o croissant é francês. Sua história remonta a 1770, quando Maria Antonieta, princesa austríaca originária de Viena, teria introduzido oficialmente o croissant na França.
A origem do croissant pode remontar ao cerco de Viena pelos turcos em 1683. Enquanto os otomanos cavavam um túnel sob os muros da cidade, os padeiros deram um alerta, o que salvou a cidade. Os padeiros tiveram o privilégio de confeccionar uma massa cuja forma lembrasse o emblema das bandeiras otomanas.
O croissant faz parte da gastronomia francesa e ocupa seu lugar nas mesas de café da manhã. Vamos ver agora se tradição e nutrição combinam bem.
Ficha nutricional do croissant
Teor médio em grama para cada 100 gramas (um croissant pesa, em média, 50 gramas)
Água: 19,9
Proteínas: 7,1
Carboidratos: 43,2
Lipídeos: 23,3
Açúcares: 5,6
Fibras alimentares: 4,9
Teor dos principais micronutrientes em miligrama para cada 100 gramas
Cálcio: 49
Magnésio: 18,8
Fósforo: 66
Potássio: 146
Sódio: 471
O croissant também tem vitaminas do grupo B, especialmente vitamina B9, um pouco de vitamina E e betacarotenos.
O teor em lipídeos, do tipo ácidos graxos saturados em sua maioria, é o que deve levar a um consumo ocasional de croissant. Na verdade, os ácidos graxos saturados consumidos em excesso são responsáveis por doenças cardiovasculares e inflamatórias. O croissant tem muito colesterol e ácidos graxos saturados porque é rico em manteiga.