O conceito do corpo feminino ideal através dos séculos

O conceito do corpo feminino ideal através dos séculos

Este vídeo mostra qual era a percepção das curvas perfeitas ao longo dos anos. O mundo é realmente composto por muitos gostos diferentes...

No início dos anos 2000, a indústria defendeu o emagrecimento como o critério de beleza dominante. Hoje, na era de Kim Kardashian e Nicki Minaj, as formas estão fazendo seu retorno à cultura popular: as mulheres são carnudas e sexy. Além disso, há também o movimento do "body positive" que encoraja cada uma a aceitar-se a si mesmo e a glorificar o seu corpo como ele é: imperfeitamente perfeito.

Pele: branca como a neve antes da tendência de bronzeamento

Mas os critérios de beleza estão mudando: se a magreza parece ser um mantra absoluto no mundo da moda, nem sempre foi assim! No século XVIII, na França, as mulheres cheinhas eram muito apreciadas. A tez clara é a norma absoluta e a pele perfeita é glorificada, pois a varíola (uma doença mortal que desfigura a pele) causou estragos na época.

Da Idade Média até meados do século XX, a pele bronzeada não era apreciada: era um sinal de pobreza! Na verdade, trabalhadores e camponeses que trabalhavam ao ar livre tinham a pele bronzeada , tornando-se um sinal negativo para a da sociedade. As pessoas bem nascidas deveriam ter a pele o mais branca possível, para mostrar que pertenciam à alta sociedade.

Ser gordo é ser um homem poderoso

Os gregos consideravam que um corpo sadio andava de mãos dadas com uma mente clara e sã. É por isso que a adoração corporal é muito importante. Mas séculos depois, os músculos são substituídos... por muita gordura! Os homens que estão um pouco acima do peso dizem que têm dinheiro para gastar em comida... Em suma, ser gordo é um sinal de uma classe social mais elevada.

Leia também
O que acontece com o corpo 10 horas após pintarmos as unhas

Hoje: as silhuetas do Instagram

Hoje, a silhueta defendida pelos influenciadores nas redes sociais (e especialmente Instagram) e os famosos consiste em nádegas e coxas carnudas, seios generosos... tendo uma cintura bem definida e um abdômen liso. Este é um ideal difícil, senão impossível de alcançar naturalmente, o que explica a explosão no uso da cirurgia plástica.

Em suma, os critérios de beleza não são fixos, e seguem tendências que depois retornam periodicamente à moda. Não se preocupe com os seus complexos: Você é bonita(o), não importa o que a sociedade diga!

Pedro Souza
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações