O cheiro da comida engorda algumas pessoas, revela estudo

O cheiro da comida engorda algumas pessoas, revela estudo

O estudo feito por uma universidade californiana concluiu também que ficamos mais sensíveis aos cheiros quando estamos com fome.

Um estudo recente revelou algo que poderá mudar nossa maneira de se alimentar no futuro: pessoas que têm tendência para engordar vivem dizendo que ganham uns quilinhos só em sentir o cheiro daquela sua comida preferida. E não é que isso pode ser mesmo verdade?

Um novo estudo feito pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, revela que o cheiro da comida pode atrasar o nosso metabolismo, levando-nos a absorver mais gordura.

Segundo os pesquisadores, há uma relação entre o nosso sistema olfativo e as partes do cérebro que regulam o metabolismo, como o hipotálamo. Com isso, ao sentirmos o cheiro da comida, o nosso cérebro entende que a refeição está próxima e coloca o metabolismo em “modo descanso”, levando-nos a armazenar mais gordura.

Os pesquisadores fizeram uma experiência em camundongos adultos na qual interferiram nos neurônios olfativos dos animais, para mais ou para menos, ou seja, alguns perderam o olfato enquanto outros ficaram com o sentido mais apurado.

Após um período de análise, identificaram que os animais com menos olfato perderam peso enquanto os que tiveram o sentido melhorado ficaram mais gordos.

Os cientistas perceberam que tanto as cobaias quanto os seres humanos ficam mais sensíveis aos cheiros quando estão com fome. A parte boa disso tudo é que eles concluíram que “a falta de cheiro pode fazer com que o corpo pense que já comeu", ativando e acelerando o metabolismo. Este será o ponto de partida para o desenvolvimento de novos tratamentos para a obesidade.

Leia também
Jovem acorda com o corpo coberto de hematomas e médicos dão diagnóstico assustador

(Fonte: Sapo) 

Gouvea Aline
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações