A regra dos 5 segundos depois que a comida cai no chão faz sentido?

A regra dos 5 segundos depois que a comida cai no chão faz sentido?

Você já deve ter ouvido falar da “regra dos cinco segundos”, aquela que diz que um alimento só fica impróprio para o consumo se tiver ficado mais de cinco segundos no chão. Isso faz algum sentido?

Segundo a regra dos 5 segundos, não tem problema nenhum comer um pedaço de comida que caiu no chão desde que você seja rápido o suficiente para pegá-lo. E por muito tempo essa afirmação foi tema de discórdias entre cientistas. Novos testes em laboratório revelaram que a tão citada regra realmente não funciona. E ainda assim, eles não conseguirão me impedir de segui-la.Testes anteriores sugeriam que talvez a regra fosse válida, mas embora eles tenham sido feitos em laboratórios, não foram publicados estudos a respeito.

Leia também
10 alimentos que nunca devem ser refrigerados

A única pesquisa publicada sobre o assunto afirmava que a transferências de bactérias começava assim que o alimento atingia o chão.Agora, um estudo publicado na Applied and Environmental Microbiology por pesquisadores da Universidade Rutgers confirma que não existe um tempo tolerado para que sua comida fique no chão. Mais bactérias podem alcançá-la se permanecer lá por mais tempo, mas, assim como o estudo anterior, eles descobriram que a contaminação se inicia imediatamente.

Os especialistas também descobriram que o tipo de comida e o tipo de superfície podem interferir na quantidade de bactérias.

Aço inox parece ser a opção mais limpa, mas na verdade o carpete se mostrou o mais seguro — em relação ao aço, cerâmica e madeira — provavelmente porque sua textura miniminiza o contato com o chão.E quanto mais úmida for a comida, mas rápido as bactérias virão. Dos alimentos testados, uma amostra melancia foi a que tinha mais bactérias, enquanto uma bala de goma tinha a menor quantidade. Ou seja, mesmo que nenhum alimento esteja 100% seguro depois de cair no chão, alguns levam vantagem sobre os outros.

Pedro Souza
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações