E se seu smartphone estiver te observando sem você saber?

E se seu smartphone estiver te observando sem você saber?

Um estudo realizado por pesquisadores norte-americanos revelou que nossos smartphones estão nos gravando através do microfone, como se pode imaginar, mas também por dados de vídeo. Sem definir de maneira explícita aos usuários, alguns aplicativos enviam áudios e capturas de tela a terceiros.

O Journal du Geek publicou um estudo sobre smartphones realizado por pesquisadores norte-americanos da universidade Northeastern. Com o auxílio de uma máquina, os cientistas analisaram 17.260 aplicativos de Android para verificar se os registros de áudio dos usuários eram enviados a terceiros.

Os resultados se mostraram positivos, já que não foi encontrada nenhuma prova de transmissão de áudio. Mas os pesquisadores perceberam que alguns aplicativos enviavam vídeos e capturas de tela. Segundo o estudo, o aplicativo de entrega de comida GoPuff, por exemplo, transmite a Appsee, empresa de análise de dados, registros de vídeo que permitem identificar os hábitos dos clientes. O problema é que essas práticas não são formalmente divulgadas nas autorizações aceitas pelos usuários.

Leia também
Dormir ao lado do telefone: um mau hábito que é preciso mudar

A paranoia em relação à espionagem feita pelos smartphones não é injustificada. “O que as pessoas parecem não entender é que existem diversas outras maneiras de rastreamento na vida quotidiana que não envolvem a câmera ou o microfone do smartphone e que dão uma ideia bem ampla de você a terceiros”, afirma David Choffnes, um dos autores do estudo, o que não diminui a desconfiança dos usuários.

• Bruna Moura
Leia mais