Catapora em bebês: sintomas, contágio e tratamento. Tudo que você precisa saber sobre essa doença
Catapora em bebês: sintomas, contágio e tratamento. Tudo que você precisa saber sobre essa doença

Catapora em bebês: sintomas, contágio e tratamento. Tudo que você precisa saber sobre essa doença

Seu bebê está com catapora? O OhMyMag traz todas as informações para entender e tratar essa doença.

Sintomas da catapora

No início da doença, é muito difícil diferenciar a catapora de um simples resfriado. O bebê pode ficar irritado, com um pouco de febre e nariz escorrendo... Nada muito específico.

No entanto, depois de alguns dias aparecem pequenas manchas vermelhas. Após 2 ou 3 dias, essas manchas se transformam em pequenas erupções e, depois, em feridas secas. O número de erupções varia de uma criança a outra, então não se preocupe se seu bebê estiver coberto delas!

Estas lesões coçam muito e será difícil impedir que seu filho se coce. Porém, esta é a única maneira de evitar cicatrizes no futuro. O mais importante é ser paciente! Os sintomas da doença podem durar até três semanas e a criança pode ter vários surtos seguidos de erupções.

Contágio da catapora

A catapora é extremamente contagiosa, mas, na maioria das vezes, benigna. Se o seu filho frequenta ambientes com outras crianças e um de seus colegas estiver com catapora, prepare-se para a guerra contra as feridas! Além disso, você pode ter certeza de que todos os irmãos serão infectados.

A catapora é contagiosa em todas as etapas, desde a incubação do vírus até o final da doença. A incubação dura cerca de quinze dias, portanto não cante vitória se o seu filho não apresentar os sintomas logo após ter estado em contato com algum doente.

A boa notícia é que quem já teve catapora uma vez na vida é totalmente imune! Tenha paciência, em pouco tempo a catapora será apenas uma lembrança ruim.

Atenção às mulheres grávidas à sua volta: mesmo que elas sejam imunes, o vírus pode causar malformações no feto.

Tratamento da catapora

Não há um tratamento específico para a catapora, mas existe uma vacina totalmente gratuita contra a doença. A vacina é um meio eficaz de evitar o contágio, mas, como é relativamente nova, os médicos ainda não têm resultados suficientes sobre seus possíveis efeitos a longo prazo. Cabe a você assumir o risco ou não.

Se a doença for descoberta, o pediatra certamente irá prescrever um tratamento anti-histamínico para aliviar a coceira do bebê e um antisséptico para aplicar sobre as erupções a fim de se evitar infecções.

Lembre-se de vestir seu filho com roupas de algodão, menos irritantes para a pele. Também dê preferência aos banhos de chuveiro ao invés de banheira e certifique-se de que o bebê tenha unhas curtas para evitar lesões.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações