Plano de mesas do casamento: 5 conselhos para se sair bem e ter um casamento perfeito
Plano de mesas do casamento: 5 conselhos para se sair bem e ter um casamento perfeito

Plano de mesas do casamento: 5 conselhos para se sair bem e ter um casamento perfeito

O plano de mesas do casamento está entre as tarefas mais estressantes dos preparativos. OhMyMag traz 5 conselhos para você cumprir essa missão com louvor!

Separe um bom tempo

Não se prepara um plano de mesa na véspera do casamento! Organize de forma que ele fique pronto pelo menos uma semana antes do grande dia. É a melhor maneira de considerar os faltosos e os convidados de última hora também. Sempre existirão ajustes para se fazer, é claro, mas pelo menos o bruto já estará pronto.

A primeira coisa a se fazer para um plano de mesas de casamento bem feito é saber quantos convidados estarão presentes. Espere até que seus convidados confirmem presença para começar. Isso evitará que você fique quebrando a cabeça inutilmente. Quando seu plano de mesas estiver pronto, guarde-o a sete chaves até o grande dia.

Comece pela mesa de honra

A mesa de honra recebe os noivos e seus próximos. Podem ser os pais, amigos mais íntimos, padrinhos e seus cônjuges. Qualquer que seja a configuração escolhida, a mesa de honra deve ser colocada no meio do salão para que você consiga estar próximo dos convidados.

Seus pais são divorciados e não se entendem bem? Coloque-os em mesas diferentes, cercados por suas respectivas famílias e amigos.

Delegue a organização de algumas mesas

Se você não sabe onde colocar certos convidados, deixe seus pais e futuros sogros organizarem algumas mesas. Eles ficarão contentes em fazer parte dos preparativos do casamento. Ao restringi-los a uma missão em especial, você também evitará que eles se metam em tudo... Seu futuro marido também pode opinar! Não esqueça de consultá-lo e evitar, assim, incidentes diplomáticos.

Saiba também que seu plano de mesas não tem vocação para reconciliar inimigos jurados. Evite juntar aqueles dois tios que não podem se ver nem pintados de ouro.

Encontre combinações certeiras

O objetivo do plano de mesas de um casamento é, acima de tudo, permitir que seus convidados se divirtam. Não hesite em misturar família e amigos. Distribua seus convidados de acordo com seus gostos e afinidades.

Todo mundo gosta de encontrar rostos conhecidos em sua mesa. Da mesma forma, resista à tentação de montar uma mesa 100% solteiros. Essa escolha pode ser particularmente constrangedora para seus convidados, que terão a impressão de estar em uma reunião de solteiros.

Não coloque o solteirão convicto em uma mesa de casais apaixonados. Além isso, os tímidos devem ser colocados junto com os convidados mais extrovertidos. Resumindo: confie no seu bom senso!

Material de profissional

Prepare um mapa de cada mesa. Anote o nome de cada um dos convidados em um post-it diferente. Cole os post-its até que você tenha o número adequado de convidados em cada mesa. Quando tudo estiver pronto, tire uma foto do resultado ou copie para uma planilha do Excel.

Também existem programas e aplicativos para montar o plano de mesas do casamento. Ferramentas super práticas que podem ajudar bastante.

Escrito por Pedro Souza
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações