Aliança de casamento: como escolher a aliança ideal para os noivos?
Aliança de casamento: como escolher a aliança ideal para os noivos?

Aliança de casamento: como escolher a aliança ideal para os noivos?

Com tantas opções de alianças disponíveis, você não sabe qual anel escolher para simbolizar sua união? OhMyMag te ajuda a entender melhor.

Significado das alianças

A tradição de troca de alianças vem da antiguidade romana. Os anéis selavam a união e tinham valor de contrato de casamento. O metal usado era o ferro. O anel foi escolhido pelo formato redondo que representa uma ligação eterna, sem começo nem fim. A promessa de compromisso e de amor é para a vida toda e sem limites.

Elas são tradicionalmente usadas no anelar da mão esquerda por uma antiga crença (ainda que errada) que dizia que esse é o único dedo que tem uma veia ligada diretamente ao coração.

De maneira mais pragmática, como a maioria das pessoas é destra, a aliança é usada na mão esquerda para não estragar muito rápido.

Ampla opção de alianças

Embora a tradição ainda perdure, a estética das alianças evoluiu bastante. Enquanto os anéis de antigamente eram bem rudimentares, hoje em dia tem para todos os gostos e bolsos. De pequenas joalherias aos grandes joalheiros, as criações não param de se reinventar.

Quem tem condições pode encontrar alianças de platina ou ouro amarelo, branco, rosa, repletas de pedras preciosas.

Quem tem um orçamento mais apertado pode encontrar alianças de prata. O símbolo do amor e do compromisso pode ser reforçado com a gravação de uma pequena mensagem ou do nome da alma gêmea no interior do anel.

Uma escolha sensata

A escolha das alianças é, antes de mais nada, uma questão de gosto. Ainda assim, é preciso levar em conta seu estilo de vida e seus hábitos. Sua aliança vai te acompanhar sempre e em todos os lugares, por isso pense bem, se você não quiser tirá-la toda hora para não estragá-la ou perdê-la.

A aliança deve se tornar parte de você, ou seja, deve estar em harmonia e não ser um incômodo. Além disso, essa joia preciosa vai estar com você por um bom tempo, então tenha certeza que o estilo escolhido ainda possa te agradar daqui a 30 ou 40 anos... e não seja uma simples moda passageira.

Por fim, os dedos podem inchar, especialmente com o calor do verão. É importante escolher o tamanho correto e, para isso, o teste deve ser feito com calma e quando a temperatura do corpo estiver normal.

Escrito por Pedro Souza
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações