Veja o que acontece em nosso corpo durante a relação sexual

Veja o que acontece em nosso corpo durante a relação sexual

Muitos fatos são visivelmente percebidos em uma relação sexual, mas o que acontece no invisível? Veja a resposta.

O sexo faz um rebuliço com a imensa cadeia de processos físicos e químicos do nosso organismo. Depois da excitação, há um aumento da liberação de hormônios sexuais (estrógeno, na mulher, e testosterona, no homem) e de adrenalina, que preparam o indivíduo para o ato sexual.

O efeito dessa elevação química é imediato: a circulação sangüínea aumenta, o coração dispara, os pêlos eriçam, a pele enrubesce e a região genital, com uma grande concentração de sangue, se dilata.Na mulher ocorre o inchaço vaginal e, no homem, a ereção. A respiração fica ofegante. Ao mesmo tempo em que a excitação cresce, outra substância entra em ação. É a endorfina, responsável pela sensação de prazer e satisfação.

Nesse momento, a adrenalina está mais baixa e o organismo fica completamente inebriado pela endorfina.O nível máximo de liberação desta última substância corresponde ao orgasmo. É o momento no qual todas as células nervosas do cérebro descarregam seu conteúdo elétrico, promovendo o relaxamento físico total. Na mulher, durante esse clímax também é liberado outro hormônio, chamado ocitocina, responsável pela contração do útero.  

Sexo contra o estresse   

O prazer sexual faz bem para qualquer pessoa e é fundamental para o bem estar psíquico, afirmam psiquiatras e sexólogos. Veja abaixo os efeitos do sexo para a mente:

- Alivia tensões e dores musculares;

- Ajuda a combater o estresse;

- Aumenta a auto-estima, o bom humor e o ânimo;

- A pessoa fica mais feliz consigo mesma e com os outros;

- Relaxa e dá uma sensação de prazer incomparável que pode ser sentida até na lembrança do ato.

Benefícios para o corpo

Sexo é uma atividade física. Talvez a mais prazerosa delas. Mas não adianta querer ficar com um corpo de violão só praticando sexo. Para uma vida saudável e longe do sedentarismo, é preciso que se queime 2.200 calorias. Se, em média, em uma atividade sexual queima-se 100 calorias, seria preciso fazer sexo três vezes por dia durante uma semana.Mesmo não tendo o mesmo resultado da academia, o sexo faz bem para corpo:

- Ativa a circulação sangüínea;

Leia também
Mulher cria bonecas tão realistas que quase acaba na prisão

- Trabalha a musculatura pélvica, relacionada com os músculos da bexiga, ânus, pênis e vagina - pouco movimentada normalmente. Esses músculos, quando trabalhados, permitem o maior controle do órgão sexual feminino, o que gera mais prazer;

- Deixa a pele mais viçosa;

- Melhora a qualidade do sono;

- Alivia dores de cabeça, reumáticas e menstruais 

Então, independente da sua posição preferida, sexo é bom e todo mundo gosta.  

André Lourenço
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações