A estranha ciência dos casais parecidos e que faz todo sentido. Entenda!
A estranha ciência dos casais parecidos e que faz todo sentido. Entenda!
Leia mais

A estranha ciência dos casais parecidos e que faz todo sentido. Entenda!

Todos conhecem um relacionamento em que os parceiros parecem ser irmãos. Eles têm o mesmo sorriso ou se movem com a mesma postura ou olham um para o outro com os mesmos olhos. É assustador, mas também é muito mais comum do que o amplamente acreditado mito "os opostos se atraem".

Sim, é verdade, somos atraídos por pessoas que se parecem connosco. Pior ainda, somos atraídos por pessoas que se parecem com nossos pais.

Um estudo de 2010 no Jornal de Personalidade e Psicologia Social pediu aos participantes que classificassem a atratividade sexual geral de estranhos. Quando as fotos dos estranhos foram transformadas com os rostos dos participantes (até 45%), os participantes acharam a fotografia combinada com o próprio rosto como a mais atraente de todas, sem nem perceber a semelhança. Classificações mais altas de atratividade também foram dadas a fotos de estranhos que foram precedidos por um vislumbre muito curto do progenitor do sexo oposto. Duro!

Mas se pensar sobre isso, sentir-se atraído pelo seu próprio rosto e genes faz muito sentido. Como humanos, estamos confortáveis com o que sabemos, e geralmente é o nosso próprio rosto. Quando podemos ler o rosto de outras pessoas com o sucesso percebido, isso faz-nos sentir mais dispostos a confiar neles, e isso os torna mais atraentes para nós.

Pense nessa ideia romântica de conhecer alguém que você sente que conheceu toda a sua vida ... talvez seja porque eles têm um rosto que se parece com o seu, aquele que realmente conheceu toda a sua vida!

Atração para familiaridade foi comprovada outra vez. A estatística Emma Pierson analisou um milhão de correspondências feitas pelo algoritmo do site de encontros eHarmony e descobriu que as pessoas não estão apenas interessadas em pessoas com características semelhantes às suas, mas as procuram ativamente. Outro estudo da University of Western Ontario até mesmo até que, quando essa lei da atração se dava com gêmeos idênticos, até mesmo seus parceiros não relacionados se assemelhavam muito de perto.

Então, se estiver com alguém não parecido consigo? Não se preocupe, porque ele vai se parecer. Dê-lhe tempo. Um psicólogo da Universidade de Michigan analisou fotografias de recém-casados em comparação com retratos tirados 25 anos depois, e descobriu que, embora os casais jovens nem sempre fossem semelhantes, mais participantes acharam que os casais pareciam muito mais semelhantes no relacionamento. Novamente, embora um pouco assustador, faz sentido que você comece a parecer alguém com quem compartilhou experiências e expressões por mais de duas décadas.

(Fonte: Irresistível /Imagem: Caras)

Escrito por Gouvea Aline
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações