Casa japonesa parece pequena, mas por dentro é uma mansão de luxo

Casa japonesa parece pequena, mas por dentro é uma mansão de luxo

É possível para uma família morar em uma casa de 55 metros quadrados confortavelmente? A gente prova que sim!

Projetado pelo Mizuishi Architects Atelier, a casa de 55 metros quadrados é baseada em um local triangular entre um rio e uma estrada. Parece muito pequeno por fora, mas é surpreendentemente espaçosa por dentro. A casa japonesa triangular tem dois andares, com o quarto no primeiro andar, a cozinha e sala de estar no segundo, além de uma pequena sala de jogos familiar em um mezanino acessível por escada. Todas as paredes são pintadas de branco, o que torna todo o lugar mais espaçoso e leve.

Leia também
Eles fazem buracos estranhos na frente de casa. Mas o que acontece quando chove é ótimo!

Os moradores eram um marido e uma esposa e sua filha pequena. "Apesar do espaço limitado, eu gostaria de pensar numa interação com o rio. A construção tem a forma de um ângulo agudo em um plano triangular, dado pelo terreno. Além disso, eu usei o máximo de espaço nos três planos." - disse o arquiteto responsável.

No primeiro andar há uma copa e a cozinha, situadas embaixo das escadas. O espaço comum tem janelas grandes, dando a sensação de amplitude. O interior tem decoração minimalista e de bom gosto. Há ainda um espaço de jogos para as crianças. Um charme só.  

Há outros exemplos de casas extremamente pequenas pelo mundo. Grandes construtoras já fazem apartamentos que nos desafiam a pensar como uma família de 5 pessoas consegue morar ali confortavelmente. Mas, como vimos, é possível morar – e bem – em espaços pequenos! Existe um projeto chamado Tiny Houses que defende que é possível morar com menos, otimizando os espaços que o ambiente oferece.

• Bruna Moura
Leia mais