Ressaca do Carnaval: onde descansar pós folia

  • Minas Gerais
  • Minas Gerais
  • Minas Gerais
  • Minas Gerais
  • Amazonas

Todo Carnaval tem seu fim, mas nada melhor do que curar a ressaca do Carnaval esticando o passeio por um destes destinos para relaxar depois da folia.

Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro

Depois de curtir o Carnaval no Rio de Janeiro, que tal andar umas horinhas de carro em direção a Angra dos Reis, o famoso município litorâneo com suas 365 ilhas? Se precisar escolher uma só, Ilha Grande – a maior delas – é infalível.São mais de cem praias, muitas delas famosas e badaladas no Brasil, como a de Lopes Mendes. Suas águas incrivelmente cristalinas abrigam uma vida marinha riquíssima; por isso o melhor programa é alugar uma escuna ou lancha e depois descer para mergulhar com snorkel ou nadar entre os peixinhos.Destaque também para as piscinas naturais de Lagoa Verde e Lagoa Azul – a primeira separa-se de Ilha Grande quando a maré está cheia; a segunda inspira-se no clássico filme homônimo dos anos 1980. Dá pra imaginar o visual!

Praia do Forte, Mata de São João, Bahia

Para repor as energias depois de se jogar no Carnaval de Salvador, suba pelo litoral baiano até a Praia do Forte (1,5h de carro). Trata-se do destino mais badalado da chamada Linha Verde, a estrada que liga a Bahia ao Sergipe. Localizada no município de Mata de São João, são apenas 14 quilômetros de praia, mas de uma beleza desmedida. Areias claras, coqueirais, recifes e um mar cristalino de encher os olhos compõem o cenário paradisíaco, que também conta com as ruínas do Castelo Garcia d’Ávila, a primeira fortificação portuguesa em terras brasileiras. Destaque também para a sede nacional do Projeto Tamar, que estuda e protege as tartarugas marinhas. Não deixe de visitar os aquários e tanques de criação em visitas guiadas.

Ilha de Itamaracá, Pernambuco

Acabado o Carnaval de Recife e Olinda, basta viajar pouco mais de uma hora para chegar no destino perfeito para curtir a ressaca da folia pernambucana. A ilha de Itamaracá possui onze praias para todos os gostos – tranquilas e mais afastadas como Sossego e Pontal da Ilha, ou movimentadas e badaladas como Quatro Cantos e Pilar.Palco de disputas entre portugueses e holandeses no século 17, o Forte Orange construído na ilha hoje é o cartão-postal da cidade, e abriga museu e lojinhas de artesanato. Destaque também para o Ecoparque Peixe-Boi & Cia, com tanques de vidro para ver os simpáticos peixes-boi nadando.

Ubatuba, São Paulo

Quem vai curtir o Carnaval de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo – famoso por suas marchinhas e clima familiar – tem uma “vizinha” perfeita para estender o feriado: a linda Ubatuba.O pequeno município do litoral norte paulistano é um verdadeiro paraíso natural, com nada menos que 102 praias espalhadas por 100 quilômetros. Enseadas de águas verdes e azuis, cachoeiras, costões de Mata Atlântica, ilhas para mergulhar, passeios de escuna e muitas trilhas pertinho do Parque Estadual da Serra integram o leque de atividades à disposição do visitante.Não faltam também excelentes restaurantes, bares e boates que vão até altas horas.

Governador Celso Ramos, Santa Catarina

O Carnaval de Florianópolis é dos mais animados e democráticos do Brasil, e pertinho da capital catarinense, esconde-se um destino rústico, charmoso e de belezas naturais surpreendentes. Governador Celso Ramos é daqueles lugares com cara de vila de pescadores, cheio de encantos despretensiosos. Uma das atrações principais é a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, erguida em 1744 e que conta uma deslumbrante vista panorâmica. Claro que não faltam lindas praias de água verde, incluindo a Baía dos Golfinhos, famosa pela presença dos mamíferos que lhe dão o nome. Termine o dia com um maravilhoso jantar em um dos restaurantes de gastronomia inspirada na cozinha açoriana – destaque para o marisco lambe-lambe e a tainha assada na folha de bananeira.

Presidente Figueiredo, Amazonas

Leia também
Se você encontrar essa planta no seu jardim, não a arranque!

Quando estiver curtindo o Carnaval de Manaus, não deixe de fazer um passeio até Presidente Figueiredo, a 133 km da capital amazonense. A principal atração por lá são as mais de 100 cachoeiras e quedas d’água catalogadas, uma mais bonita e interessante que a outra. A maioria delas fica no Parque Urubuí, onde pode-se praticar esportes como rafting, caiaque, boia-cross e tirolesa. Também há muitas cavernas e grutas que podem ser exploradas em passeios guiados. A Caverna Maroaga e a Gruta da Judeia estão entre as mais famosas, com seus paredões rochosos e jatos de água que formam piscinas perfeitas para um para banho relaxante em um cenário fascinante.

Cidades Históricas de Minas Gerais

Os carnavais de Ouro Preto e Diamantina têm atraído mais e mais adeptos todos os anos, muito por causa de sua vibe jovem e descontraída. E quem escolhe essa região mineira como destino para curtir a folia, tem a chance única de curtir a ressaca de Carnaval fazendo um tour pelas Cidades Histórias de Minas Gerais.A sensação de percorrer as ruas e admirar as construções de cidades como Tiradentes, São João del Rei, Congonhas do Campo e, claro, as próprias Ouro Preto e Diamantina são uma verdadeira viagem pelo passado.Além de um tour histórico, prepare-se para também fazer um tour gastronômico quando estiver em Minas – da galinha cabidela às inúmeras variações do doce de leite e do pão de queijo, as tentações serão muitas!

• Gabriela Raposo
As fantasias que bombaram no Carnaval (e que vão seguir na moda)

As fantasias que bombaram no Carnaval (e que vão seguir na moda)


Sem Internet
Verifique suas configurações