Cãibra na panturrilha, cãibra no estômago e cãibra na barriga. Como acabar com elas?

Cãibra na panturrilha, cãibra no estômago e cãibra na barriga. Como acabar com elas?

Uma cãibra, é sempre muito dolorosa, seja qual for a sua localização: panturrilha, estômago ou barriga. Você está sentindo uma cãibra agora? O Oh My Mag traz dicas para aliviar os diferentes tipos de cãibras.

Causas das cãibras

A cãibra é uma contração muscular caracterizada por sua intensidade e início súbito. Uma cãibra é dolorosa e pode afetar todos os membros do corpo. É geralmente localizada na panturrilha. Mas também é possível ter cãibras no estômago e na barriga.

Entre as causas mais comuns de cãibras abdominais, da panturrilha, pés e mãos, estão: esforço físico, falta de hidratação, deficiências vitamínicas e de sais minerais como potássio, fadiga muscular, gravidez, traumatismo ou, ainda, más posturas.

As cãibras do estômago são, por sua vez, muitas vezes consequência de um problema alimentar. Eles também podem ser causados ​​por gastrite ou úlceras. Em caso de dúvida, consulte o seu médico para um check-up.

Tratamento de cãibras

Dependendo da sua localização, os tratamentos diferem. Para cãibras estomacais, é recomendável mudar a dieta para cessá-las. Por exemplo, ter uma dieta saudável, reduzindo o consumo de alimentos condimentados, cafeína, álcool e bebidas gaseificadas. Também é aconselhável reduzir seu nível de estresse.

Para outras cãibras, suplementos em sais minerais ou vitaminas podem ajudar. Para aliviar as cãibras, descanse e hidrate-se. Uma massagem com pomadas que aqueçam pode ser eficaz. Evite sobrecarregar seus músculos nos dias seguintes à cãibra.

Para todos os tipos de cãibras, o calor é eficaz: se você tiver uma bolsa de água quente, pode usá-la nas áreas em questão para passar a dor.

Dicas da vovó para curar cãibras

Vinagre de maçã composto em parte de potássio e mel rico em vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, C e sais minerais seriam dois ingredientes muito eficazes para combater as cãibras. Isto é lógico, uma vez que as deficiências vitamínicas e de sais minerais deste tipo estão na origem.

Prepare uma xícara de água quente e adicione uma colher de vinagre de maçã e outra de mel. Consuma esta mistura várias vezes. Isso deve ajudá-lo a acabar com a dor da cãibra.

• Bruna Moura