Saiba o que a posição que o seu cão dorme diz sobre a personalidade dele

Saiba o que a posição que o seu cão dorme diz sobre a personalidade dele

Os hábitos noturnos do seu animalzinho podem revelar muito sobre ele, descubra!

Assim como nós, seres humanos, os cães precisam de boas noites de sono para manterem-se espertos e saudáveis. Segundo veterinários, um animal em idade adulta dorme um total de 15 horas por dia, em torno de 10 horas durante a noite e o restante dividido em pequenos cochilos.

É claro que isto é uma média e que vários fatores podem influenciar no sono do seu pet, como idade, raça, condição física e até sua personalidade (mais ou menos agitada). 

Quando o animal está feliz e com boa saúde, a tendência é que ele durma de forma tranquila, por isso, é muito importante que os donos fiquem atentos a isso para perceber caso aconteça alguma mudança drástica no comportamento do cachorro.

Se, de um dia para o outro, ele deixou de ser dorminhoco e se tornou agitado ou se está dormindo mais do que o de costume, é necessário consultar um especialista. Distúrbios do sono podem ser indicativos de doenças como estresse, hiperatividade, depressão ou febre, por exemplo.  

Para ajudar o seu companheiro de quatro patas a dormir bem, é importante escolher um local para que seja a sua cama, ou seja, um espaço confortável e que esteja posicionado sempre no mesmo lugar. Quem preferir, pode comprar uma das inúmeras caminhas para cães que existem disponíveis no mercado, mas, uma boa almofada e uma manta para os dias mais frios também funcionam – só é importante que o material escolhido seja lavável, confortável e de cores neutras para não cansar a vista do animal. 

Outro ponto interessante de observar na rotina do seu cão de estimação é a posição preferida dele para dormir. Recentemente, cientistas estudaram o comportamento canino durante o sono e descobriram que a maneira como eles dormem diz muito sobre a sua personalidade e estado de espírito. Descubra:

- Encolhido

Esta é uma das posições mais comuns dos cachorros dormirem, isso porque é uma boa forma deles conservarem o calor do próprio corpo e também de proteger seus órgãos vitais no caso de um ataque. Cães que dormem assim, normalmente, são dóceis e não causam muitos problemas em casa. 

- De lado

Indica relaxamento e segurança. Se o seu animal dorme nesta posição, ele pode ser considerado feliz, despreocupado e seguro de si. 

- Esticado

Os cachorros que dormem com as patas esticadas e a barriga para baixo costumam ter muita energia e personalidade forte!

- Com a barriga para cima

Esta é uma posição vulnerável para os cães, seja dormindo ou acordados, por isso, se o seu pet fica constantemente desta forma significa que ele se sente muito seguro onde está. Em geral, são animais autoconfiantes, independentes e relaxados. 

- Barriga para baixo e pernas encolhidas

Quando estão deitados assim, significa que não estão muito relaxados. É importante perceber se ele passa a noite inteira desta maneira ou se é apenas uma fase prévia ao sono profundo. 

Os que costumam dormir sempre assim são aventureiros, brincalhões e gostam de uma agitação – trata-se de uma posição estratégica que permite que ele consiga ficar de pé muito rapidamente caso seja chamado. 

Posição de desmaio

Se o seu melhor amigo está dormindo assim, indica que ele está cansado ou com calor. Esta posição ajuda-o a esfriar o corpo mais rápido. Os cães que dormem nesta posição com frequência são muito ativos e se adaptam facilmente a novas situações.  

• Bruna Moura
Leia mais