Saiba como seu cachorro pode fazer bem à saúde
Saiba como seu cachorro pode fazer bem à saúde
Leia mais

Saiba como seu cachorro pode fazer bem à saúde

Ter um cachorro pode trazer muitos benefícios para o coração, afirmam estudiosos

Além de grandes amigos, os cães são também importantes aliados da nossa saúde. Ter um cachorro em casa pode ajudar na redução de doenças cardíacas e evitar outros males, como a depressão.

A conclusão é de um estudo sueco publicado na Nature, a mais importante revista científica do mundo.A pesquisa afirma que donos de cachorro na faixa de 40 a 80 anos de idade tiveram uma redução de 23% na taxa de morte por doenças do coração, além de fazerem mais atividades físicas, apresentarem níveis um pouco menores de colesterol e mais estabilidade na pressão arterial.

Houve ainda uma diminuição de 20% no número de mortes em geral.As taxas positivas são associadas ao fato de que "pais" e "mães" de cachorro são mais sociáveis do que os donos de outros tipos de bichinhos. Isso se manifesta principalmente em pessoas que moram sozinhas ou que possuem cães de grande porte.“Cachorros encorajam você a caminhar, oferecem suporte na sociabilidade e fazem a vida mais significativa.

Se você tem um cachorro, você interage com mais pessoas. Se ficar doente e for pro hospital, há uma grande motivação para tentar voltar pra casa", afirma a epidemiologista Tove Fall ao jornal britânico The Guardian.Outras pesquisas já investigaram mais benefícios que lares com um cãozinho podem possuir. Uma consequência relatada com frequência pelos estudiosos é o reforço de vínculos emocionais dos donos, o que gera uma sensação quase permanente de bem-estar.

Quem vive com um cachorro também podem sofrer menos os efeitos do estresse ou crises de asma e pressão alta. E aí? Que tal dar uma volta com o doguinho daqui a pouco?

Escrito por Pedro Souza
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações