Estados Unidos: animais-robô contra caçadores irregulares

Estados Unidos: animais-robô contra caçadores irregulares

Nos Estados Unidos, não se economiza para lutar contra a caça irregular. Por exemplo, em alguns estados do vasto país norte-americano, os guardas florestais decidiram instalar... animais-robô! O objetivo? Pegar caçadores irregulares com a boca na botija!

Há algum tempo, alguns caçadores irregulares nos Estados Unidos tiveram a desagradável surpresa de dar vários tiros em... robôs! Iscas em formato de cervo, perfeitamente animadas e mais reais do que a natureza, foram espalhadas em alguns estados para enganar os caçadores ilegais.

Robôs neles!

 

Existem certas regiões dos Estados Unidos onde a caça é proibida em certas épocas do ano e em áreas claramente definidas. Proibições que alguns caçadores não conseguem respeitar, muito ansiosos para soltar o rifle e matar animais selvagens.

Leia também
Peru: eles tiraram as pilhas de uma boneca, mas algo assustador aconteceu

Mas como é impossível colocar guardas em cada hectare de área de caça proibida, alguns decidiram seguir o ditado: "Para grandes males, grandes remédios".

No flagra

 

De um realismo surpreendente, esse animais robô são controlados remotamente e podem atrair caçadores... ajudando assim a polícia ambiental a fazer o seu trabalho.

Desse modo, as autoridades conseguem multar mais facilmente os caçadores que não respeitam a lei e que gostariam de matar animais como perus selvagens, cervos ou veados fora da temporada de caça. Lógico que este processo é estritamente regulado pela lei.

Na mira

Ao longo dos anos, esses protótipos de robôs tornaram-se cada vez mais sofisticados a ponto de se tornarem mais reais que a natureza. Brian Wolslegel, Presidente da Custom Robotic Wildlife, os fabrica e os coloca à disposição dos guardas florestais. E esses robôs já são o alvo preferido dos caçadores ilegais. As autoridades já recuperaram protótipos vandalizados e saqueados por aqueles que eram seu alvo.

• Bruna Moura
Leia mais