Britney Spears: 20 anos do icônico "Baby One More Time"
Britney Spears: 20 anos do icônico "Baby One More Time"
Britney Spears: 20 anos do icônico "Baby One More Time"
Leia mais

Britney Spears: 20 anos do icônico "Baby One More Time"

O mês de novembro marca os 20 anos do lançamento do primeiro clipe de Britney Spears, a maior estrela do pop do fim dos anos 1990.

O tempo passa, o tempo voa, já dizia o jingle do comercial de um banco brasileiro nos anos 1990. Em novembro, o icônico clipe de '...Baby One More Time', de Britney Spears, completa 20 anos de lançamento. Ou seja, são duas décadas desde que vimos pela primeira vez aquela inesquecível coreô em roupas de colegial.

O single de '...Baby One More Time', que marcou a estreia de Britney Spears no mundo da música aos 16 anos e a tornou uma grande estrela, foi lançado em setembro de 1998. Até então, ela era conhecida apenas por ter integrado o elenco do programa infantil Clube do Mickey, ao lado de futuros grandes nomes como Ryan Gosling e seu futuro namorado Justin Timberlake. Com a canção começando a bombar nas rádios americanas, a gravadora Jive Records, que também tinha entre seus contratados Backstreet Boys e 'N Sync, decidiu fazer um clipe para promover ainda mais o trabalho da futura princesa do pop.

Muitos anos antes dos vídeos virais e da disputa de views no YouTube, o diretor Nigel Dick, responsável por clipes de artistas como Oasis, Guns 'n Roses e Celine Dion, foi o escolhido para assinar a produção, que começa mostrando Britney entediada na escola, esperando a hora do intervalo. Basta o sinal tocar para que ela e as amigas façam a coreografia clássica pelos corredores. A dança evolui para a área externa e a quadra do colégio, onde ela dança enquanto lamenta o término de um namoro.

A ideia inicial era que '...Baby One More Time' tivesse uma estética parecida com a de desenho animado, provavelmente para aludir ao passado de Britney Spears com o público infantil. Mas ela interferiu e sugeriu que o vídeo se passasse numa escola, o que refletiria mais a vida dos adolescentes que buscava atingir. Isso também pôde ser visto no corpo de dançarinos que aparece com ela, com jovens de diversas etnias. O videoclipe foi filmado na Venice High School, mesmo colégio onde foram filmadas cenas do musical clássico 'Grease', 20 anos antes, e do seriado 'Glee', mais recentemente. Também foi de Britney a ideia de amarrar a blusa do uniforme de colegial, comprados de última hora no K-Mart por US.

“Ela era uma voz importante na produção, e seus toques criativos fizeram o vídeo icônico. A sala de aula foi ideia dela. Ela convenceu os empresários que seria melhor que a ideia deles", explicou ao The Sun o coreógrafo Randy Connor, que começou a trabalhar com Britney Spears no final de 1997. Segundo Randy, Britney guarda o figurino do vídeo até hoje.

O sucesso da música e do clipe foram estrondosos e deslancharam a carreira de Britney Spears, que continua com uma carreira bastante ativa - ainda que muito longe do fenômeno do fim dos anos 1990. Em 1999, '...Baby One More Time' foi indicado em três categorias do Video Music Award da MTV: Melhor Vídeo Pop, Melhor Coreografia e Melhor Vídeo Feminino. Ela perdeu, respectivamente, para os também inesquecíveis clipes de 'Livin' La Vida Loca', de Ricky Martin, 'Praise You', de Fatboy Slim, e 'Doo Wop (That Thing)', de Lauryn Hill, mas se tornou uma das maiores cantoras do mundo.

O resto é história.

Escrito por Gouvea Aline
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações