Óleo de avelã: cozinha, cosmético, indicação... tudo que você precisa saber

Óleo de avelã: cozinha, cosmético, indicação... tudo que você precisa saber

O óleo de avelã serve para tudo? OhMyMag te conta todos os segredos desse óleo, que pode ser usado tanto na cozinha quanto para o corpo e para os cabelos, e tudo fica simplesmente... sublime!

Propriedades do óleo de avelã

Extraído do fruto da aveleira (avelãs), o óleo de avelã é uma excelente base, tanto na cozinha quanto como cosmético para cuidados caseiros. Na alimentação, embora deva ser usado com parcimônia para não pesar na balança, ele é rico em ômega-3, um ácido graxo poli-insaturado capaz de reduzir o colesterol e os riscos de doenças cardiovasculares.

Antioxidante graças a sua grande concentração de vitamina E, ele ajuda a proteger a pele e o organismo dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento dos tecidos. Rico em diferentes vitaminas B (B1, B6, B12), vitamina A, selênio, cálcio e flavonoides, o óleo de avelã ajuda a prevenir a formação de certos tipos de câncer e a desenvolver maximamente ossos, cabelos e unhas.

Benefícios do óleo de avelã

Além de perfumar agradavelmente as saladas, trazendo um aroma sutilmente frutado, o óleo de avelã também é o parceiro ideal para seus cuidados caseiros com o corpo:

- na cozinha: a ser usado frio para tirar proveito de todos os benefícios, o óleo de avelã também pode ser usado na confeitaria para perfumar biscoitos e bolos. No organismo, o óleo de avelã tem a capacidade de regenerar as células e age como estimulante da circulação sanguínea. Energético, ele é especialmente indicado para esportistas, para impulsionar o organismo durante um resfriado ou uma gripe ou em um período de grande cansaço;

- no rosto: com suas propriedades regeneradoras e nutritivas, o óleo de avelã é uma excelente base para tratamentos caseiros antienvelhecimento. Hidratante, ele nutre e preenche a pele: até mesmo o contorno dos olhos bem cansados recupera a elasticidade. Seu coquetel de vitaminas traz de volta o brilho às peles cansadas;- no corpo: a ser usado puro ou como complemento ao seu creme corporal, o óleo de avelã é ideal para recuperar a suavidade das peles mais secas. Agindo nas estrias, ele ajuda a recuperar a elasticidade e a alisar a pele, eliminando essas linhas horríveis;

Leia também
O conceito do corpo feminino ideal através dos séculos

- nos cabelos: como banho de óleo para uma aplicação noturna ou como tratamento antes do shampoo, o óleo de avelã recupera o brilho dos cabelos opacos e a luminosidade dos fios secos. Purificante, ele não deixa as raízes oleosas e purifica o couro cabeludo.

Preço do óleo de avelã

Como ele ainda é um óleo bem raro, de fabricação e matéria-prima bastante caras, o óleo de avelã deve ser usado com prudência. Em sua versão natural, que tem melhor rastreabilidade, separe uns 150 reais por litro. Sempre confira a composição do óleo para garantir a compra de um produto de confiança.

Pedro Souza
Sem Internet
Verifique suas configurações