Fitoterapia: emagrecimento, sono, artrose... todos os benefícios dessa terapia
Fitoterapia: emagrecimento, sono, artrose... todos os benefícios dessa terapia

Fitoterapia: emagrecimento, sono, artrose... todos os benefícios dessa terapia

Escrito por Pedro Souza
Última modificação

As plantas são excelentes aliadas da saúde. OhMyMag te revela todos os benefícios da fitoterapia.

Como emagrecer com a fitoterapia?

A fitoterapia pode ser uma ajuda preciosa na hora da dieta. Associadas a uma alimentação saudável e a uma atividade física, plantas como alcachofra, urze ou cabos de cereja consumidos em forma de chá ou cápsula têm grande poder diurético. Ativando a eliminação da água, essas plantas levam a uma perda de peso mais rápida.

Certas plantas também tem um efeito corta-fome importante em uma dieta ou privação. Para reduzir o apetite, opte pelo fucus em cápsulas: uma vez ingeridas, elas inflam no estômago e dão a impressão de saciedade.

Para queimar gorduras mais rapidamente, o guaraná e o chá verde são plantas altamente reconhecidas na fitoterapia pela alta concentração em cafeína ativadora da fonte de gordura.

Como ter um sono melhor com a fitoterapia?

Diversas plantas já são reconhecidas pelo poder sedativo.

Consumidas principalmente em forma de infusão, a manjerona, a tília, a passiflora e a melissa têm propriedades calmantes e ansiolíticas que ajudam a combater a ansiedade e a insônia. Você pode tomá-las em infusão, fervura ou sob forma de cápsulas ou comprimidos disponíveis na farmácia.

A lavanda também tem fortes poderes calmantes benéficos no combate à insônia. Ela pode ser infundida ou colocada sob a fronha do travesseiro para que o odor se espalhe pelo quarto.

Como tratar artrose com a fitoterapia?

A fitoterapia pode fazer milagres no tratamento da artrose. Várias plantas, como a urtiga branca, o cassis e a garra do diabo por exemplo, têm qualidades muito interessantes. No caso da urtiga branca, é sua riqueza mineral que é benéfica para a reconsolidação da cartilagem. Associada a outras plantas, a urtiga branca pode ser usada como tratamento, em infusão 2 ou 3 vezes por dia, por conta de seus efeitos anti-inflamatórios.

As folhas e cabos do cassis podem, por sua vez, ser usados como óleo graças a sua alta dose de ômega-6, o que também permite aliviar as dores da artrose. As raízes da garra do diabo também podem ser usadas no tratamento da artrose, desde que a pessoa não tenha doenças cardiovasculares ou úlceras estomacais.


Sem Internet
Verifique suas configurações