Bebês de 6 meses: peso, alimentação e sono. O que é preciso saber?

Bebês de 6 meses: peso, alimentação e sono. O que é preciso saber?

Um bebê de seis meses tem necessidades específicas, principalmente em relação à alimentação. O OhMyMag conta tudo o que você precisa saber sobre sua dieta e crescimento.

Peso de um bebê de 6 meses

Em média, um bebê de 6 meses pesa de 7 kg a 7,6 kg para uma altura de cerca de 65 cm... Para ser mais preciso, de acordo com as os folhetos de saúde, uma menina de 6 meses pesa "normalmente" entre 5,5 kg e 8,7 kg, para uma altura que varia entre 60,5 cm e 69,5 cm.

Já um menino de seis meses deve idealmente pesar entre 6 kg e 9,1 kg para um tamanho que varia de 61,5 cm a 69 cm.

Alimentação de um bebê de 6 meses

Leia também
Mulher comeu porco durante a gravidez. Um erro que ela pagou caro meses depois

É entre os 5 e 6 meses que a diversificação alimentar do bebê geralmente começa, seguindo as recomendações do pediatra, principalmente quanto à ordem de introdução dos alimentos, para evitar o risco de alergias.

Se você já introduziu legumes e frutas autorizados no 5º mês, agora pode dar quantidades muito pequenas de proteína animal para o bebê: no máximo 10 g de carne ou peixe por dia, cozidos sem gordura e triturados muito finamente. Esta porção pode ser substituída de tempos em tempos por meia gema de ovo ou um quarto de ovo. A maneira mais fácil é misturar a proteína com o purê de legumes.

Mesmo que ele comece a se alimentar "como uma criança grande", um bebê de 6 meses sempre precisa de muito leite (leite materno ou leite infantil de segunda idade): é necessário, geralmente, 240 ml de leite por mamadeira. Além disso, o bebê já pode consumir produtos lácteos (exemplos: iogurte, petit-suisse), o que possibilita complementar as refeições ou as mamadeiras.

Geralmente, a alimentação de um bebê de seis meses inclui uma mamadeira de manhã, uma refeição "sólida" ao meio-dia (purê de vegetais, proteína + uma compota de frutas ou leite), leite no meio da tarde (amamentação ou mamadeira de 240 ml de leite, ou 150 ml de leite acompanhado de um iogurte e frutas amassadas) e ainda outra mamadeira à noite (simplesmente leite ou uma mistura de leite + purê de legumes).

Sono de um bebê de 6 meses

Um bebê de 6 meses de idade pode dormir de 8 a 12 horas por noite: uma rotina antes de dormir normalmente o ajuda a dormir. No entanto, pode acontecer que o bebê acorde à noite: enquanto estiver calmo, é melhor não falar com ele ou pegá-lo no colo. Essa é a melhor maneira para que ele volte a dormir rapidamente sozinho.

Um bebê que chora insistentemente, no entanto, precisa ser acalmado no colo antes de voltar a dormir: nessa idade, muitas vezes, trata-se de uma dor no crescimento dos dentes que perturba as noites do bebê. Massagear suavemente suas gengivas pode acalmá-lo.

• Bruna Moura