Bebês de 4 meses: peso, alimentação e sono. Tudo o que você precisa saber

Bebês de 4 meses: peso, alimentação e sono. Tudo o que você precisa saber

Um bebê de quatro meses tem necessidades específicas e atinge um certo estágio de crescimento. O OhMyMag traz todas as informações das quais você precisa.

 

Peso de um bebê de 4 meses

Em média, um bebê de 4 meses pesa de 6 kg a 6,5 ​​kg e mede um pouco mais de 60 cm (em média, 61 cm para meninas e 62 cm para meninos). Mas os bebês crescem em seu próprio ritmo... Para meninas de 4 meses, os "padrões" estabelecidos nos folhetos de saúde variam de 4,7 kg a 7,3 kg para uma altura entre 57 cm e 65 cm.

Quanto aos meninos de 4 meses, um peso entre 5,1 kg e 7,7 kg para uma altura de 57,5 cm ​​a 65 cm é considerado normal.

Leia também
Mulher comeu porco durante a gravidez. Um erro que ela pagou caro meses depois

Alimentação de um bebê de 4 meses

Em relação à alimentação, um bebê de quatro meses precisa apenas que o leite seja saudável e não pode ingerir alimentos sólidos devido à dentição insuficiente. De acordo com o seu próprio ritmo, o bebê mama de 4 a 5 vezes ao dia, no peito da mãe ou na mamadeira. A mamadeira pode conter leite extraído da própria mãe com uma bomba de leite, ou leite infantil para a primeira idade (é necessário passar para o leite infantil de segunda idade quando o bebê começa a comer uma refeição sem leite por dia).

Normalmente, cada mamadeira deve conter 180 ml de leite (5 mamadeiras por dia) ou 210 ml de leite (4 mamadeiras por dia). Geralmente, a diversificação alimentar do bebê começa em torno de 5 a 6 meses, mas se desejar, e acordar com o pediatra, você já pode fazer seu bebê experimentar um novo sabor de vez em quando.

Por exemplo, você pode fazer um purê bem liso de cenouras cozidas e adicionar uma pequena colher de chá deste purê caseiro em uma mamadeira. Misture bem até obter um resultado homogêneo.

Importante: em qualquer caso, a diversificação alimentar do bebê nunca deve começar antes dos 4 meses de idade (risco de alergias alimentares). Qualquer que seja a idade do seu bebê, sempre peça a opinião e conselhos ao pediatra antes de mudar sua alimentação.

Sono de um bebê de 4 meses

Um bebê de 4 meses normalmente já encontrou seu padrão de sono e não sente mais fome no meio da noite... No entanto, novamente, cada bebê muda em seu próprio ritmo: se ele ainda não dorme a noite toda, respeite o mesmo ritual para deitá-lo todas as noites e ajudá-lo a adormecer (por exemplo: um banho para relaxar, uma canção de ninar, deitá-lo sempre no mesmo horário).

Você também pode pedir conselhos a seu pediatra. Também pode acontecer que o bebê acorde rapidamente durante a noite... Dica: não fale com ele e deixe-o em seu berço. Há uma boa chance de que ele se acalme e volte a dormir depois de alguns minutos.

• Bruna Moura