Banho quente é eficaz para tratar a depressão, revela novo estudo

Banho quente é eficaz para tratar a depressão, revela novo estudo

A água quente influencia o humor e pode ser até mais eficaz que exercícios físicos para quem tem depressão leve ou moderada, entenda!

Quem nunca sentiu aquela sensação de relaxamento depois de um bom banho quente? Agora, a ciência comprova que ele pode servir para tratar pessoas que estão com depressão. De acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Freiburg, na Alemanha, banhos quentes regulares são úteis para melhorar o ânimo das pessoas. 

Leia também
Jovem acorda com o corpo coberto de hematomas e médicos dão diagnóstico assustador

Segundo os especialistas, em oito semanas consecutivas de tratamento já se conseguiu perceber uma melhora significativa no humor dos participantes do estudo – que sofriam de depressão. A explicação está relacionada ao ritmo circadiano, que são as flutuações diárias de comportamento e bioquímica que afetam os nossos órgãos, incluindo o cérebro.

Para ser eficaz, a água deve estar com a temperatura por volta dos 40ºC e a duração ideal para cada banho é de 30 minutos. O horário mais recomendado é no fim da tarde ou início da noite, pois a elevação da temperatura do corpo e a restauração do ritmo circadiano ajudam também a melhorar a qualidade do sono. 

Segundo estes pesquisadores alemães, um bom banho quente pode superar até os benefícios dos exercícios físicos para quem foi diagnosticado com depressão leve ou moderada.  

Gouvea Aline
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações