O vídeo de uma briga racista em um voo da Ryanair gira o mundo e revolta internautas

O vídeo de uma briga racista em um voo da Ryanair gira o mundo e revolta internautas

Num vídeo filmado por um passageiro num voo da Ryanair, vemos um homem proferindo insultos violentos contra a mulher ao lado, incluindo "desgrama de negra ridícula". Nas redes sociais, os internautas protestaram pois o autor desses insultos não teve que desembarcar e a passageira ofendida teve que trocar de lugar.

Uma violenta discussão racista ocorreu em um vôo da Ryanair Barcelona-Londres na sexta-feira, 19 de outubro. O passageiro do voo, David Lawrence, filmou esse conflito particularmente brutal antes da decolagem. Em seu vídeo, visto mais de 6,3 milhões de vezes, vemos um homem branco sentado na janela proferindo insultos racistas para uma senhora negra sentada ao lado dele, a quem ele ordena trocar de lugar. Depois que a senhora de origem jamaicana lhe respondeu, o indivíduo disse em particular: "Não fale comigo nessa m**** de língua estrangeira, égua velha e feia".

Leia também
Mulher finge ter alergia para retirar dois cães de avião e acaba sendo expulsa do voo

A filha da passageira, um comissário e um homem sentado logo atrás dele pedem ao homem que pare de gritar e não conseguem parar os gritos. O indivíduo, ao contrário, volta a xingar, inclusive chamando a passageira de "desgrama de preta feia". Como resultado dessa situação, a senhora vítima de insultos racistas não teve escolha senão trocar de lugar, enquanto o homem não foi desembarcado, o que foi lamentado por muitos usuários nos comentários do vídeo.

No domingo, 21 de outubro, a Ryanair explicou no Twitter que havia sido "informada" sobre a briga e "havia passado este assunto à polícia de Essex", um distrito do aeroporto de Stansted, em Londres, onde o avião pousou. Entrevistada pela BBC, a companhia aérea disse também. "Nós temos uma política muito rigorosa para os passageiros perturbadores e não vamos tolerar este tipo de comportamento indisciplinado. Vamos a fundo neste assunto, e um comportamento perturbador ou abusivo desse tipo irá resultar na proibição de viajar para esses passageiros"."Nesta situação, parecia que todo o apoio era a favor do homem. O jovem empregado da tripulação parecia inexperiente", disse David Lawrence, o autor do vídeo, na BBC.

André Lourenço
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações