Conheça a Goliath, a maior espécie de aranha do mundo
Conheça a Goliath, a maior espécie de aranha do mundo
Conheça a Goliath, a maior espécie de aranha do mundo
Leia mais

Conheça a Goliath, a maior espécie de aranha do mundo

Escrito por Pedro Souza
Última modificação

Quem disse que a gente só fala de animais fofinhos por aqui? De vez em quando a gente também gosta de falar de criaturinhas que podem causar pesadelos... Aqui vai um exemplo: você conhece a maior aranha do mundo?

Você conhece a aranha Goliath? Com seus trinta centímetros de envergadura e até cento e cinquenta gramas na balança, esse aracnídeo ganhou o título de maior aranha do mundo!

Peso pesado

Mas cuidado: em matéria de envergadura, ela perde para uma de suas primas. Ainda assim: sua massa corporal faz dela um lindo bebê que a gente não gostaria de encontrar no cantinho da sala.

Infelizmente para os aracnofóbicos de plantão, você tem chance de encontrá-la por aí! Nossa bela e grande aranha cresce... na América do Sul! Mais especificamente nas florestas densas e úmidas da Colômbia, da Guiana e da Venezuela.

Uma aranha discreta

Mas não precisa se preocupar: a aranha Goliath raramente sai de seu esconderijo (uma toca no chão) durante o dia.

Pelo contrário: seus hábitos são mais noturnos para melhor capturar suas presas favoritas com seus formidáveis trunfos: dois ganchos com dois centímetros de comprimento que injetam um veneno neurológico na vítima.

Cardápio?

Mas afinal, falando de presas, o que essa enorme aranha come? Como todas as suas primas, ela fica nos tradicionais insetos e outros invertebrados. Mas então por que os cientistas a batizaram de “Goliath Birdeater” (que significa “comedora de pássaros”)?

Esse apelido tem sua origem na descoberta do animal, quando um explorador observou pela primeira vez a grande aranha se deleitando de um pobre colibri! Tecnicamente, a aranha Goliath é pesada demais para enfrentar pássaros pequenos, mas essas presas são bem raras.


Sem Internet
Verifique suas configurações