Modelo amamenta filha em desfile de biquíni e causa comoção

Modelo amamenta filha em desfile de biquíni e causa comoção

Mara Martin levantou debate sobre amamentação quando precisou subir à passarela com a filha de cinco meses nos braços em evento da Sports Illustrated.

Uma modelo norte-americana desfilou de biquíni enquanto amamentava a filha e causou comoção nas redes sociais na última semana. Mara Martin, de 30 anos, participava do desfile anual de moda praia da revista esportiva Sports Illustrated.

O caso chamou atenção para os preconceitos relacionados à amamentação em público.A Sports Illustrated é uma revista esportiva voltada para o público masculino, famosa por estampar ensaios sensuais com belas modelos e criticada por grupos feministas, que alegam que a publicação promove a objetificação do corpo feminino. Uma vez por ano, a revista lança uma edição especial de moda praia. Sua tiragem é de 1 milhão de exemplares.

A modelo Mara Martin, de 30 anos, porém, veio quebrar padrões. Ela era uma das 16 finalistas do evento Paraiso x SI Swimsuit Runway Show, que promoveu um desfile de biquínis em Miami, nos Estados Unidos. Mara causou entre os convidados ao subir à passarela trajando um biquíni dourado, enquanto amamentava Aria, sua filha de 5 meses. A bebêzinha também usava traje de banho e protetor auricular.

O desfile contou com uma ampla diversidade de corpos femininos, em um casting que incluía mulheres acima do peso, negras e amputadas.Mara Martin, que é natural do estado de Michigan, falou à imprensa australiana que a ação não foi planejada. A modelo levou a pequena Aria para os bastidores por não ter com quem deixá-la. Ela acabou precisando amamentar a menina pouco antes de desfilar. A editora da Sports Illustrated Swimsuit Issue MJ Day deixou Mara escolher se gostaria de subir à catwalk com a filha nos braços, e o resultado foi uma grande surpresa. A modelo foi muito aplaudida pela plateia e estampou manchetes de diversos jornais e revistas pelo mundo.Em seu Instagram, Mara compartilhou o vídeo de sua passagem pela passarela no Paraíso x SI Swimsuit Runway Show e pediu o fim do tabu da amamentação em público. Ela recebeu o apoio de diversas outras mães. "Não acredito que estou acordando nas capas dos jornais, eu e minha filha, por fazer algo que faço todos os dias. É realmente humilhante e irreal, pra dizer o mínimo. Eu me sinto grata por poder compartilhar esta mensagem, ter esperanças de que a amamentação seja normalizada, e, além disso, mostrar pros outros que as mulheres podem tudo! Mas, para ser honesta, a verdadeira razão de eu não acreditar que isso seja um assunto de capa é porque não deveria ser! Minha história sobre ser mãe e amamentar minha filha por aí é só isso", escreveu.

Mulheres e organizações ao redor do mundo, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), têm buscado o fim dos estigmas da amamentação em público. Uma lei aprovada em 2015 na cidade de São Paulo estabelece multa para estabelecimentos comerciais que proíbam o aleitamento materno em suas dependências.

• Bruna Moura
Leia mais