Adora Catuaba? Um copo da bebida engorda o mesmo que  dois pães

Adora Catuaba? Um copo da bebida engorda o mesmo que dois pães

Uma das preferidas dos jovens atualmente, a bebida pode ser consumida tanto no inverno quanto no verão e ainda tem fama de afrodisíaca.

O sabor adocicado, o preço baixo e a adaptabilidade da catuaba, que pode ser consumida quente ou gelada, fez com que ela tenha tornado-se uma das queridinhas dos brasileiros nos últimos tempos.

Leia também
Aprenda a escolher o salmão mais saudável

Em tempos de CarnaCopa, ela está com tudo! Mesmo com o Brasil fora da competição, a festa não para pelas ruas do país. O que muita gente não sabe, porém, é da grande quantidade de carboidratos que está ingerindo após beber só um copinho. Com base nas informações nutricionais expostas na embalagem, 250 ml da bebida, ou um copo daqueles de requeijão, contem 282,2 calorias. Comparando com alimentos, vemos que 120 ml de catuaba equivalem a um pão francês, ou seja, um copo de requeijão da bebida engorda tanto quanto dois pães franceses.Se compararmos com outros tipos de bebida alcoólica, a catuaba também sai na frente no quesito engordativo por conta da sua fórmula, que é feita com uma junção de plantas, como catuaba, guaraná e marupuama, vinho, álcool, açúcar e xarope de maçã. Para se ter uma ideia, um copo de cerveja tem aproximadamente 125 calorias. 

A “catú” costuma deixar-nos bêbado mais rápido por ter um teor alcoólico elevado: de 12% a 16%, dependendo do sabor escolhido. E não estranhe se a sua ressaca for ainda pior depois de consumir a bebida. Nutricionistas explicam que os conservantes ali usados, se ingeridos em grandes quantidades, podem aumentar o mal-estar do dia seguinte. Além disso, o vinho presente na composição ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que pode causar sensação de pressão e dor de cabeça.

A catuaba é um arbusto natural do Brasil, de áreas do cerrado e da Mata Atlântica. Em sua forma alcoólica, assim como outras bebidas, pode desidratar o nosso organismo. Pesquisas indicam que a ingestão de um copo pode levar o nosso corpo a perder de 800 ml a 1 litro de água. Hidrate-se! 

Pedro Souza
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações