Ter dificuldade para levantar de manhã seria sinal de inteligência

Ter dificuldade para levantar de manhã seria sinal de inteligência

Um novo estudo revelou que pessoas que têm dificuldade para sair da cama pela manhã podem ser mais inteligentes que a média.

Os psicólogos Satoshi Kanazawa e Kaja Perina realizaram recentemente um estudo intitulado "why night owls are more intelligent" - ou "porque as corujas da noite são mais inteligentes" - sobre hábitos do sono. E eles concluíram que as pessoas que não funcionam muito bem pela manhã seriam mais inteligentes.

Para chegar a esse resultado, eles se basearam no fato de que o ritmo circadiano - que regula a atividade e o sono - não é só genético, mas também está ligado à inteligência. Os dois pesquisadores analisaram o sono de jovens norte-americanos e deduziram que, bem cedo, os humanos se desenvolvem como alguém que dorme tarde ou como alguém que acorda cedo, dependendo de diversos fatores sociais e demográficos.

Leia também
Dormir ao lado do telefone: um mau hábito que é preciso mudar

Mas, com base no QI das pessoas testadas, os autores do estudo perceberam que os mais inteligentes tinham tendência de se deitar mais tarde, tanto durante quanto no fim de semana. Em média, os jovens com um QI inferior a 75 se deitam por volta de 23:41h durante a semana, contra 00:29h para aqueles com QI superior a 125.

Uma boa desculpa se você tem costume de dormir tarde!

• Bruna Moura
Leia mais