Facebook
</> Incorporar
WhatsApp
Câncer de mama

Todas as mulheres sabem, o câncer de mama é um perigo real. E você provavelmente também sabe que seu desodorante pode influenciar na probabilidade de adquirir a doença. Confira as dicas que te ajudarão a melhor escolher seu desodorante e limitar assim os riscos de sofrer dessa doença.

Em um estudo recente publicado no International Journal of Cancer, um oncologista e um pesquisador suíços voltaram ao debate sem fim sobre os desodorantes femininos.

Os perigos dos desodorantes

Nesse estudo, o professor André-Pascal Sappino e o doutor Stefano Mandriota se dedicaram às implicações do alumínio dos desodorantes no câncer de mama. Eles explicaram que "as acusações contra os desodorantes que contém alumínio, suspeitos de serem cancerígenos, procedem". De fato, o debate está aberto há muito tempo, mas nunca foi resolvido. Foi em 2009 que eles começaram as pesquisas. "80% dos tumores aparecem no quadrante superior externo", eles explicam. As axilas são então uma região bastante favorável, onde os tumores se desenvolvem com muita facilidade.

Os cientistas descobriram que "o alumínio, para nossa grande surpresa, em poucas semanas, mexe com o comportamento das células e faz com que adquiram características de células malignas". O que faz com que se multipliquem descontroladamente.

Qual desodorante escolher?

Segundo o estudo, os sais de alumínio presentes em alguns desodorantes podem ser perigosos. Por isso eles testaram em ratos o efeito que os sais de alumínio podem ter no organismo. Eles destacaram que "Em todas as cobaias, constatamos o desenvolvimento de tumores em graus diferentes, mas às vezes muito agressivos, formando metástases". Mas, os resultados laboratoriais não podem ser considerados como completamente aplicáveis ao homem.

Dessa forma, os cientistas previnem as mulheres que, na dúvida, é melhor evitar a utilização de desodorantes com sais de alumínio: "Diante do acúmulo dos índices da carga de amianto, em que tivemos que esperar cinquenta anos para confirmar sua toxicidade, o mais sábio é evitar o emprego desses antitranspirantes".

Publicado por -