Rubéola Infantil: sintomas, vacina e tratamento. Tudo que você precisa saber sobre a doença!

Rubéola Infantil: sintomas, vacina e tratamento. Tudo que você precisa saber sobre a doença!

O bebê está mal-humorado e tem manchas vermelhas no corpo? E se for rubéola? O OhMyMag conta tudo sobre esta doença quase esquecida.

Sintomas de rubéola em crianças

A rubéola é uma doença infecciosa que afeta principalmente crianças entre cinco e nove anos de idade. É transmitido por via aérea e o tempo de incubação até os primeiros sintomas é de cerca de duas semanas. A criança pode apresentar sintomas semelhantes aos da gripe (febre moderada, tosse, rinite), mas também pequenas espinhas ou manchas vermelhas pelo corpo.

Dor muscular e inchaço dos gânglios linfáticos também podem indicar uma infecção por rubéola. A rubéola pode ter complicações. À vezes, as crianças desenvolvem poliartrite (lesão articular) que desaparece quando a doença é tratada.

Leia também
Uma mãe utiliza uma máquina fotográfica para detectar um câncer no filho

A mais séria das complicações é a meningoencefalite, quando a bactéria passa pela barreira meníngea. Trata-se de uma urgência vital que requer atendimento de emergência e hospitalização.

Vacina contra a rubéola em crianças

Os pais, às vezes, têm medo de vacinar o filho. Ainda assim, a vacina pode evitar complicações tardias! A vacina SCR – Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) - é obrigatória. Você deve vacinar seu filho aos doze meses. A tríplice viral é muito bem tolerada. Uma pequena febre pode surgir dentro de 24 horas após a aplicação, mas desaparece após um dia ou dois.

A rubéola é uma doença leve em crianças pequenas, mas pode ser perigosa em adolescentes, adultos e, especialmente, em mulheres grávidas. Graças a extensas campanhas de vacinação, os números de casos de rubéola diminuíram muito no Brasil, mas alguns casos ainda são listados a cada ano.

Se você não estiver convencido da necessidade da vacinação, converse com seu médico, que explicará os benefícios que você e seu filho podem obter.

Tratamento da rubéola em crianças

Não há tratamento de rubéola em si. Os únicos tratamentos eficazes são os tratamentos sintomáticos. Se o seu bebê contrair a rubéola, será necessário uma dosagem antipirética adequada ao seu peso e idade para aliviar a febre e possíveis dores.

Se a criança for um pouco maior, uma suplementação de vitamina C pode ajudar a estimular o sistema imunológico a combater a infecção. Consulte um pediatra, ele poderá aconselhá-lo sobre os tratamentos para o seu bebê.

• Bruna Moura