Facebook
</> Incorporar
WhatsApp
pontas duplas

Um dos maiores dramas de todos os cabelos são as pontas duplas. Elas aparecem na parte mais frágil da fibra capilar, e são difíceis de solucionar. Conheça alguns conselhos para evitá-las.

Tanto no inverno como no verão, os cabelos passam por situações que os deixam frágeis. O roce com o cachecol, o frio, o calor extremo, o cloro, o sal, o sol… Esses fatores deixam a fibra capital porosa, difícil de pentear, desidratada e, sobretudo, causa as pontas duplas. Principalmente em cabelos que não são cortados com frequência. Basta olhar os fios de perto para perceber.

O que são as pontas duplas?

Trata-se da quebra das pontas do cabelo, resultado de inúmeras agressões à fibra capilar, como o uso de secador, produtos de beleza inadequados, ou a exposição ao sol. A cutícula, uma membrana composta de queratina, que protege os cabelos, fica danificada e não pode preservar a hidratação dos fios, que quebram.

Como reconhecer uma ponta dupla?

Existem muitos tipos de pontas duplas, que revelam muito sobre os seus hábitos  - e sobre o que é preciso para repará-las:

Ponta dupla básica: uma pequena e visível divisão na ponta dos fios. Nada para se preocupar, o uso de produtos de hidratação e nutrição profissionais serão seus aliados para acabar com esse problema rapidamente.

Ponta dupla mínima: ela começa a aparecer, mas os cabelos ainda não estão em perigo. Não ignore o sinal, e inclua certos cuidados na sua rotina capilar.

Ponta dupla: quando as coisas se complicam. A fibra de decompõe, e muitos fios finos estão a ponto de quebrar. Para evitar que o problema cresça e afete o comprimento dos fios, aplique a máscara por mais tempo, e corte as pontas frequentemente.

Tipo “árvore”: as pontas estão tão danificadas que se separam em tufos, e vão subindo pelo comprimento dos cabelos. É preciso cortar as pontas antes que se quebrem ainda mais, e começar a usar apenas shampoos e produtos ultra-nutritivos, sem silicone.

Tipo “vela”: o cabelo termina em menos quantidade. Isso significa que a cutícula está se partindo progressivamente. Um corte de cabelo e óleos essenciais darão conta do recado.

: são as pontas duplas típicas dos cabelos cacheados, que costumam ser finos e secos. Quando cacheia, a ponta dupla forma um nó, arriscando quebrar o fio no momento de pentear. Prefira os produtos especializados, e penteie com cuidado.

Publicado por -