Facebook
</> Incorporar
WhatsApp
olhos azuis

Cientistas dinamarqueses descobriram a origem dos olhos azuis. Todas as pessoas com os olhos dessa cor, no mundo inteiro, descenderiam do mesmo ancestral.

Os olhos azuis seriam o resultado de uma mutação do gene OCA2, responsável pela produção de melanina. Esse pigmento biológico é responsável pela cor azul, e também pelo tom dos cabelos e da pele.

Originalmente, todos os indivíduos teriam os olhos castanhos

Antes dessa mutação, todos os indivíduos teriam os olhos marrons. A primeira pessoa com os olhos azuis teria nascido com essa mutação espontânea. Isso aconteceu há mais de 6.000, quem sabe até mesmo 10.000 anos.

O estudo traz novas informações, mas as perguntas ainda permanecem sem resposta. A cor dos olhos depende dos genes de ambos os pais, o marrom sempre sendo a cor dominante. Para ter os olhos azuis, o bebê deve herdar o gene tanto do pai, quanto da mãe. Os pais podem ser portadores do gene, mesmo sem ter os olhos azuis.

Um único ancestral!

Um único ancestral parece impensável, mas existem outras hipóteses possíveis. É provável que essa mutação tenha acontecido com diversas pessoas ao mesmo tempo. O fato de que outras mutações sejam responsáveis pela mudança da cor dos olhos é considerável.

O mistério permanece. Ainda assim, já sabemos que os olhos azuis são uma mutação recente, surgida há menos de 10.000 anos.

Publicado por -