Calorias da batata: valor para 100g e ficha nutricional

Calorias da batata: valor para 100g e ficha nutricional

Você fica se perguntando sobre as propriedades nutricionais da batata? OhMyMag te revela algumas de suas características.

Número de calorias da batata

Uma batata pesa entre 80 e 300g. Existem diferentes tipos de batata, com variações na cor da polpa entre amarelo e roxo. Esse legume só é consumido cozido, mas pode ser preparado de diversas maneiras.

Quando é cozida no vapor, a batata tem apenas 80 calorias para cada 100g. Esse valor varia conforme o modo de cozimento: batatas fritas obviamente têm mais calorias, já que são feitas no óleo. Dessa forma, o valor nutricional das batatas fritas é de aproximadamente 400 calorias para cada 100g.

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Ficha nutricional da batata

A batata é uma planta herbácea composta por talos e folhas, que pode chegar a até um metro de altura. São os tubérculos da planta que podem ser comidos e que chamamos de batata. Esses legumes normalmente são plantados depois do inverno, e colhidos na primavera ou verão, dependendo da região e da variedade.

Para escolher uma bela batata, ela não deve ter nenhum traço de germinação, nenhum ponto preto ou verde. É importante armazená-la ao abrigo da luz, em temperatura fresca e em local seco.

Esse legume é bem rico em carboidratos, o que lhe dá qualidades nutricionais de um feculante. Além disso, ela contém potássio em boa quantidade, e um pouco de magnésio e de fósforo. Rica em fibras, ela favorece o trânsito intestinal e a sensação de saciedade. Como também tem vitamina C, age como antioxidante e ajuda o corpo a absorver melhor o ferro.

Existem diversas maneiras de cozinhar uma batata. O ideal é cozinhar o legume com casca, no vapor, por uns 20-25 minutos. O descasque antes do cozimento tira uma parte das vitaminas e dos minerais que ela contém. A batata também pode ser cozida na água. Pode também ser preparada em purê, salteada, no forno, frita ou em omeletes.

Ela combina muito bem com queijo, peixes ou associada a outros legumes, como cenouras ou ervilhas. O ideal é consumir batatas orgânicas para preservar todas as qualidades nutricionais e evitar a ingestão de produtos químicos.

• Pedro Souza