Benefícios do alho: como consumir alho para emagrecer?

Benefícios do alho: como consumir alho para emagrecer?

Sua melhor amiga ficou o dia todo falando sobre os benefícios do alho para emagrecer e você não acreditou? OhMyMag te explica tudo sobre esse alimento quase sempre injustamente negligenciado!

Vantagens do alho

O alho é um alimento saudável por excelência. Aliás, suas propriedades já são conhecidas há muito tempo: ele era empregado como antídoto pelos Romanos na Antiguidade, pois é um antisséptico bastante eficiente para os sistemas respiratórios e digestivos.

Além de sua ação fluidificante do sangue - o que ajuda a prevenir a aterosclerose e a angina -, ele estimula a digestão graças a seu efeito favorável na microbiota intestinal. Ele também tem uma taxa elevada de vitaminas dos grupas A, B, C e E... Ideal para enfrentar os resfriados do inverno!

Leia também
Qual dessas bananas é a melhor para sua saúde?

Para emagrecer, seu principal interesse é que ele ajuda a atingir a saciedade mais rápido: se você temperar suas saladas com alho, você logo ficará saciada e acrescentará menos molho, já que seu gosto é bem forte! O alho também estimula o metabolismo do organismo, fazendo dele um queima-calorias ideal.

Como consumir alho

O ideal é polvilhar o alho em suas preparações culinárias para não correr o risco de abocanhar um dente de alho cru! Como seu gosto é bem intenso, você pode ter dificuldade para ingeri-lo sozinho. Você pode acrescentar um dente de alho amassado em seus caldos, saladas, marinadas, molhos (pesto, etc.).

Se você não curte o cheiro do alho - e não quer ficar com maus hálito depois de comê-lo -, existem cápsulas contendo alho sem cheiro. Mas sabendo que os princípios ativos do alho estão principalmente no "suco", sua eficácia é questionável.

Efeitos colaterais do alho

O alho é um alimento saudável autêntico, mas não se deve abusar! Se ele for ingerido em excesso, pode causar problemas gástricos. Seu efeito na glicemia pode causar problemas para pessoas diabéticas que o consumirem em excesso. Por fim, e isso é bem conhecido, ele deixa o hálito com um odor bem... particular! Isso acontece pelo gás que ele libera durante a mastigação e a digestão.

Escovar os dentes ou mascar um chiclete depois de comer alho não tem nenhum efeito para atenuar o odor: é preciso esperar cerca de 3 horas para ele desaparecer! Mastigar salsinha ou hortelã, porém, pode ajudar a mascarar o cheiro do alho... Não menospreze a salsinha decorativa do seu prato no restaurante!

• Pedro Souza