Benefícios das nozes: como consumir nozes para emagrecer?

Benefícios das nozes: como consumir nozes para emagrecer?

Diversas dietas recomendam nozes no cardápio e isso te parece estranho? OhMyMag te explica porque consumir nozes pode te ajudar a emagrecer.

Vantagens das nozes

Diversos estudos científicos sérios demonstram que as nozes e outras oleaginosas em geral têm uma ação benéfica para reduzir os riscos do colesterol, de doenças cardiovasculares, de diabetes do tipo 2, de cálculos biliares, de câncer do cólon em mulheres.

Além disso, as nozes têm um efeito antioxidante e são ricas em fibras alimentares, o que facilita a digestão e acalma a fome. E é por isso que as nozes podem ser um bom aliado do emagrecimento em um quadro de alimentação equilibrada: como elas provocam uma sensação de saciedade imediata, por causa do alto teor de fibras que enchem o estômago, elas agem como um corta-fome natural, e é difícil comê-las em excesso, já que a sensação de saciedade vem rápido!

Pesquisadores provaram que uma parte das gorduras das nozes inteiras, não transformadas, transitam no organismo sem serem absorvidas: assim, apesar do alto teor calórico, nem todas as calorias que as nozes liberam são ingeridas pelo metabolismo.

Como consumir as nozes

Esse efeito corta-fome das nozes faz delas o aperitivo ideal! Na hora do lanche, em vez de ceder ao chocolate ou às barrinhas de cereais, cheios de açúcares, opte pelas nozes ou também por amêndoas ou avelãs. Essas frutas trazem fibras e uma sensação de saciedade mais duradoura que os doces.

Como elas ainda são ricas em lipídeos, é indicado não comer mais do que um punhado por dia: pela manhã, para evitar aquela fome que bate antes do almoço, ou no finalzinho da tarde, para aguentar até a janta.

Uma porção de 30g de nozes (cerca de 14 nozes) tem aproximadamente 180 quilocalorias. Você também pode colocar algumas nozes na salada, para diminuir a quantidade de vinagrete.

Efeitos colaterais das nozes

O principal efeito colateral das nozes, como de outras frutas e oleaginosas, é o risco de alergia. Pessoas alérgicas a amendoim têm mais "chance" de serem alérgicas a nozes que a população média. Além disso, pessoas que tem cálculos urinários ou renais devem evitar o consumo de nozes, pois esse alimento aumenta o risco de formar cálculos.

• Pedro Souza