Óculos de sol

Os prazos de validade estão em tudo: na sua geladeira, nos seus produtos de beleza e, atualmente, no seu óculos de sol também! Pesquisas recentes mostraram que as lentes solares não são eternas e que é de seu interesse trocá-las a cada dois anos!

Todos os anos, com a chegada do verão, a gente se depara com diversos artigos alertando sobre os perigos do sol na pele. Envelhecimento cutâneo, perigos dos raios solares... O astro-rei traz tanto benefícios quanto inconvenientes para nosso organismo. Mas o assunto menos comentado é o óculos de sol. É claro que é uma escolha individual usar óculos de sol quando a luz está muito forte, seja por conforto ou por questões de saúde. Mas você sabia que suas lentes anti-UV têm um prazo de validade? Segundo dois pesquisadores da Universidade de São Paulo, com o tempo, as lentes perdem um pouco da capacidade de proteção.

Como o óculos perde a eficácia?

De acordo com o estudo, são duas as principais razões que tornam seu óculos inutilizável. Primeiramente, quanto mais você usa o óculos, mais fraca fica sua capacidade de resistir aos raios UV. Além disso, os choques que as lentes sofrem são uma ótima maneira de destruí-las. Mesmo se os arranhões não forem visíveis a olho nu, a lente protetora é danificada.

Quais são os riscos de usar óculos de sol vencido?

Duas regiões estão relacionadas ao uso do óculos de sol: o olho propriamente dito e a pele em volta dele. Expor os olhos aos raios solares é multiplicar os riscos de câncer e catarata. Menos grave, mas ainda assim a se considerar: as rugas aparecem mais rápido em volta do olho, já que a pele fica mais fina quando sofre agressões regulares do sol. Se você não sabe qual é a data de validade das lentes solares, estima-se que elas devem ser trocadas a cada dois anos com um uso médio de 2h por dia. Um ótimo motivo para provar que trocar de óculos não é um capricho, mas uma necessidade!

Publicado por -