O segredo de longevidade inusitado do homem mais velho do mundo

O segredo de longevidade inusitado do homem mais velho do mundo

Geralmente vemos pessoas atribuirem a longevidade à boa saúde e alimentação. Mas Masazo Nonaka, o homem mais velho do mundo, chocou o mundo ao dizer que a longevidade se deve aos banhos longos e às sobremesas.

É de senso comun que as mulheres cuidam-se mais e que, portanto, vivem mais. Contudo, Masazo Nonaka está aí para provar o contrário.

Nesta terça-feira o Guiness Book declarou um japonês como o mais velho do mundo, após o falecimento do espanhol Francisco Nuñez Oliveira, que viveu até os 113 anos.Masazo Nonaka, da ilha de Hokkaido, nasceu em julho de 1905, o mesmo ano em que foi descoberta a teoria da relatividade por Albert Einstein.

Desde então, muito tempo passou-se e o senhor japonês continuou firme e forte. Ele leva uma vida calma, gosta de assistir jogos de sumô na televisão, ler jornal e comer doces. Embora tenha perdido um pouco da mobilidade (precisa de uma cadeira de rodas para se locomover), o avô está muito bem lúcido.

O elixir

O senhor Masazo diz que só está vivo há tanto tempo graças à quantidade de sobremesas que come. "Ele adora comer tudo quanto é tipo de doce, japonês ou ocidental", contou sua neta Yuko Nonaka. A felicidade do novo homem mais velho do mundo ficou estampada em seu rosto quando, na cerimônia de entrega da premiação, foi lhe servido um bolo de frutas. A filha discorda de seu pai e diz que ele segue vivo por causa da falta de estresse: "Ele vive a vida sem estresse e, se não quer ou não gosta de algo, faz questão que todos saibam", contou à AFP.

• Bruna Moura
Leia mais