O ácido fólico ajuda a engravidar? Os benefícios da vitamina B9

O ácido fólico ajuda a engravidar? Os benefícios da vitamina B9

Você foi aconselhado a fazer uma suplementação com ácido fólico para engravidar? O OhMyMag explica todos os benefícios desta vitamina.

Definição do ácido fólico

O ácido fólico é também conhecido como vitamina B9 ou folato. É uma das vitaminas solúveis em água, assim como a vitamina C. Como a maioria das vitaminas, o ácido fólico não pode ser produzido diretamente pelo organismo: deve, necessariamente, ser fornecido através da alimentação.

Uma vez no corpo, o ácido fólico cumpre muitas funções importantes: contribui para o funcionamento do sistema nervoso, do sistema imunológico, para a produção de glóbulos vermelhos...

Entre outras funções, ele também tem um papel importante na divisão celular. Fora da gravidez, a ingestão recomendada de ácido fólico em adultos é de cerca de 300μg/dia. Durante a gravidez, essa recomendação aumenta para 400μg/dia ...

Os benefícios do ácido fólico antes e durante a gravidez

Assim que você começar a pensar em engravidar, é muito importante consumir ácido fólico suficiente. Por quê? Porque a vitamina B9 desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do embrião, especialmente do sistema nervoso que começa a se formar na quarta semana de gestação.

Na prática, o Colégio Nacional de Ginecologistas e Obstetras Franceses (CNGOF) aconselha a começar a ingestão de vitamina B9 pelo menos 3 meses antes da concepção. Converse com seu médico, ele pode prescrever suplementos de ácido fólico de acordo com a sua necessidade.

O objetivo é prevenir uma deficiência de vitamina B9, potencialmente prejudicial à saúde do futuro bebê: aumenta o risco de parto prematuro, pode levar a uma falha de crescimento ou, nos casos mais graves, levar a malformações graves do sistema nervoso, assim como da espinha bífida.

O ácido fólico supostamente também tem um efeito benéfico para a fertilidade feminina e masculina, mas isso ainda precisa ser comprovado. Portanto, principalmente por seus conhecidos efeitos sobre o desenvolvimento do futuro bebê, é recomendado antes e durante a gravidez .

Onde encontrar ácido fólico

Mesmo que a suplementação com ácido fólico seja comum, também é possível encontrar vitamina B9 em muitos alimentos, incluindo folhas verdes escuras (por exemplo, espinafre, saladas, brócolis), gema de ovo, miúdos (mas evite o fígado, ele contém muita vitamina A: em excesso, esta vitamina pode ser perigosa para o futuro bebê) ou algumas frutas (por exemplo, nozes, frutas vermelhas, laranjas e bananas).

• Bruna Moura