Calendário da gravidez: mês a mês, todas as etapas da gravidez

Calendário da gravidez: mês a mês, todas as etapas da gravidez

Você tem dúvidas sobre as grandes etapas da sua gravidez? O OhMyMag traz todas as respostas para o seu calendário de gravidez.

Calendário da gravidez: as etapas do primeiro trimestre

A primeira coisa a notar em seu calendário de gravidez é o primeiro exame pré-natal obrigatório, que deve ocorrer antes das 15 semanas de amenorreia (SA). Permite confirmar a gravidez, detectar possíveis fatores de risco e documentar sua gravidez antes do fim do 1º trimestre.

Nota: Esse exame possibilita a pedido do primeiro ultrassom obrigatório no terceiro mês, denominado ultrassom de datação, entre a 11 º e  13 º semanas SA.

Calendário da gravidez: as etapas do segundo trimestre

O cronograma de gravidez "clássico" inclui três consultas pré-natais (uma por mês) durante o segundo trimestre e uma ultrassonografia, chamada ultrassonografia morfológica. Até o parto, cada consulta permite que você verifique seu estado de saúde (por exemplo ganho de peso, verificação da pressão arterial, análise de urina) e também pode incluir exames especiais dependendo do estágio da gravidez.

Durante a visita do 4º mês é possível fazer um exame para trissomia 21 através de uma análise de sangue.

A consulta do 5º mês permitirá a prescrição da ultrassonografia morfológica (que deverá ser feita entre a 21º e 23º SA), que serve em particular para verificar a posição da placenta e o bom crescimento do feto. Ela também pode averiguar o sexo se o feto estiver bem posicionado.

A visita do 6º mês inclui, entre outras coisas, um teste para hepatite B.

Calendário da gravidez: as etapas do terceiro trimestre

Mais uma vez, o cronograma de gravidez inclui uma visita pré-natal por mês e um ultrassom. Será necessário contar também com uma consulta de anestesia.

A visita pré-natal do 7º mês permite verificar se os movimentos fetais são claramente perceptíveis. A do 8º mês permite, entre outras coisas, definir a data do terceiro ultrassom obrigatório (entre a 31 º e 33 º semanas) e prescrever os exames biológicos necessários para a consulta da anestesia. Isso também deve ser feito, se possível, no 8º mês, para determinar qual técnica de anestesia pode ser utilizada durante o parto.

Por fim, a visita do 9º mês permite, sobretudo, assegurar a dilatação do colo do útero e a posição do feto.

• Bruna Moura