Descubra o que é aquele líquido que sai da sua carne. Não, não é sangue!

Descubra o que é aquele líquido que sai da sua carne. Não, não é sangue!

Você sabia que o líquido que sai da sua carne não é sangue? Entenda...

Alguns preferem o bife sangrando, já outros querem eliminar qualquer traço de sangue da carne. Mas o que muita gente não sabe é que o líquido que sai da carne não é sangue. Pelo menos não totalmente...

De qualquer forma, esse líquido que sai da carne não pode te fazer mal. O sangue, composto por mioglobina (basicamente proteína) ajuda a levar oxigênio para os músculos. Em suma, músculos bem oxigenados são sinônimo de boa saúde!

O que você precisa saber é que depois que a carne é cortada as proteínas ficam vermelhas. É o mesmo fenômeno que acontece quando a carne fica exposta ao ar, as proteínas passam de vermelho para uma cor mais escura, quase preto.

Leia também
Trufas crocantes de MM’s e coco ralado: uma sobremesa com gostinho de Natal

Ou seja, o bife não está realmente "sangrando". Na verdade, a cor do seu bife corresponde à temperatura de cozimento. Por exemplo, um bife bem vermelho por dentro foi feito a uma temperatura inferior a 60 graus. Pelo contrário, uma carne mais rosada foi feita a uma temperatura entre 60 e 70 graus. Uma temperatura superior a 70 graus deixará sua carne mais marrom.

Você deve saber que o cozimento da carne é extremamente importante, principalmente para evitar qualquer envenenamento indesejado... Para se livrar de todas as bactérias maléficas naturalmente presentes na carne, é recomendado cozinhá-la a pelo menos 62,7 graus por no mínimo 3 minutos.

Não importa o tempo de cozimento, você sempre terá um pouco de líquido da carne no prato. E isso é normal, já que 70% do bife é água! A mistura de água e mioglobina dá ao líquido essa cor vermelha que parece sangue, mas não é!

• Pedro Souza
Leia mais