Dieta e festas juninas: conheça os 6 alimentos mais calóricos

Dieta e festas juninas: conheça os 6 alimentos mais calóricos

Saiba quais são as comidas típicas que podem prejudicar sua dieta.

Com a chegada do mês de junho, começam a pipocar também as festas juninas, que resgatam as raízes e as delícias da cultura caipira. Os pratos típicos, porém, podem ser uma grande tentação para quem está de dieta. Açúcar, carboidratos, sódio e gordura estão presentes em muitas receitas, o que significa, a longo prazo, excesso de calorias, sobrepeso, diabetes e até doenças cardíacas.Descubra abaixo quais são os seis maiores vilões das festas juninas para a sua dieta:

 1. Cocada (500 calorias / 100 gramas)

A clássica receita de coco, água, açúcar e leite condensado é uma verdadeira bomba calórica, o que favorece o ganho de peso. A cocada é um doce com alta concentração de açúcar e triglicerídeos, gordura presente no sangue que, em excesso, pode aumentar as chances do desenvolvimento de doenças do coração.

 2. Pé-de-moleque (470 calorias / 100 gramas)

Açúcar caramelizado e amendoim fazem deste doce uma delícia, mas podem também ser uma verdadeira tragédia para quem quer estar em forma. Além de todos os malefícios já conhecidos do açúcar, o amendoim é rico em gorduras.

 3. Quentão (280 calorias / 100 mililitros)

A bebida que leva vinho, cachaça, cravo, canela, gengibre e açúcar é ideal para esquentar os festeiros do frio do inverno e também extremamente calórica. Além do sobrepeso, o consumo de álcool pode trazer ainda outros males, como problemas no fígado.

4. Salsichão (242 calorias / 100 gramas)

O salsichão é o mais maléfico dos pratos típicos. Este processado contém excesso de sódio e baixas propriedades nutricionais - culpa da presença de itens como aromatizantes, conservantes e corantes em sua composição.

5. Arroz doce (111 calorias / 100 gramas)

O excesso de açúcar refinado da receita trouxe o arroz doce ao páreo.

6. Canjica (101 calorias / 100 gramas)

E aqui está ele, mais uma vez: o açúcar refinado ou mascavo pesa e muito na receita da canjica. Apesar das muitas calorias, ela é feita de milho branco e possui grande quantidade de proteínas.

Amendoim: vilão, eu?

Encarado como maléfico para as dietas por causa de sua grande quantidade de gorduras, o amendoim tem "sido perdoado" pelos nutricionistas nos últimos anos. Já são reconhecidas inúmeras qualidades desta leguminosa. O amendoim é uma importante fonte de proteínas e vitaminas como complexo B, zinco e ferro.

• Pedro Souza
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