O que é a doença X, próxima pandemia mundial?

O que é a doença X, próxima pandemia mundial?

Todo ano, a OMS publica uma lista de doenças que preocupam os cientistas. Neste ano, além dos vírus Ebola e Zika, uma certa "doença X" é temida. Por enquanto bem misteriosa, ela pode se tornar uma pandemia mundial.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou em fevereiro uma reunião de cientistas com o objetivo de estabelecer "a lista de doenças que poderiam levar a um risco internacional", como relatou o The Telegraph.

Entre os vírus mais perigosos, estão o Ebola e o Zika, que já estão nessa lista há vários anos, assim como uma certa "doença X". Na verdade, essa patologia ainda não existe, mas ajuda a OMS a se preparar para o pior. Os riscos dessa doença virtual seriam causar uma epidemia planetária, provocando a morte de milhões de pessoas.

John-Arne Rottingen, diretor do Conselho norueguês para a pesquisa e conselheiro científico da OMS, declarou ao Telegraph: "Pode parecer estranho acrescentar um 'X', mas queremos garantir que estaremos prontos, teremos vacinas e diagnósticos que poderão se adaptar. Queremos desenvolver sistemas prontos para serem implementados que poderão tratar todo tipo de doença".

"A história mostra que a próxima grande pandemia será alguma coisa nunca vista antes" também contou John-Arne Rottingen. A OMS explica que a "doença X" pode ser de origem animal, como é o caso de mais de 70% das doenças descobertas no último século. Antecipando uma pandemia dessas, a OMS tem como objetivo prevenir uma contaminação precoce, contê-la e eliminá-la antes de sua propagação.

• Bruna Moura
Leia mais