3 tutoriais: rabo de cavalo torcido, bolha ou trançado

Todo mundo conhece o rabo de cavalo. É simples, é prático, e pode ser chique. Muito básico, né? Oh my Beauty traz três belas formas de modernizar e originalizar seu rabo de cavalo sem ter que passar três horas na frente do espelho: o rabo de cavalo torcido, o bolha e o trançado. Mãos às escovas!

O rabo de cavalo é, sem dúvidas, o penteado mais simples e mais clássico para as manhãs. Não importa o estilo: baixo, alto, liso, ondulado ou qualquer outro, ele combina com inúmeras ocasiões. Serve para uma aula de ioga, de equitação (óbvio, 100% rabo de cavalo), para a faculdade, colégio, cursinho, para um jantar romântico, entre amigos ou de gala... enfim: combina com tudo.

Mas, não parece que nosso adorado rabo de cavalo ficou um pouco banal e cansativo? Quando você vê e usa o penteado em toda e qualquer saída, ele se torna básico. Clássico. Para consertar isso e garantir o máximo de personalidade com um tempo mínimo na frente do espelho, apresentamos três maneiras para dar um novo look para seu rabo de cavalo. A gente ama, a gente copia!

Rabo de cavalo torcido

Esse rabo de cavalo é adequado para cabelos lisos e flexíveis. Se você tem cabelo ondulado, vamos alisar! O efeito torcido, isto é, o movimento dado à cabeleira, só é visível no cabelo liso. Esse penteado não é recomendado para cabelos muito finos e o comprimento deve ser médio ou longo.

Como fazer?

1) Separe o cabelo em duas partes. Uma parte com um terço da massa capilar e a outra com dois terços do cabelo. Portanto, as duas partes não são iguais.

2) Faça um rabo de cavalo baixo com a parte mais grossa e prenda com um elástico super discreto. Pegue a outra parte, aquela com apenas um terço do cabelo, e torça.

3) Passe a parte torcida por cima do rabo de cavalo, na altura da base, e depois enrole completamente em volta do rabo.

4) Por fim, deslize com cuidado a ponta da mecha torcida no elástico do rabo de cavalo para escondê-la.

Dica: Pode colocar alguns grampos se quiser manter tudo no lugar ou se seu cabelo é muito fino.

Rabo de cavalo bolha

Quem nunca sonhou em sair por aí ou ir à uma festa com o incrível rabo de cavalo da princesa Jasmine, da Disney? Então vamos tentar! Esse penteado é indicado para cabelos longos ou super longos, mas combina também com cabelos na altura dos ombros. Mais curtos que isso, impossível. Não faz diferença se seu cabelo é fino ou grosso: de qualquer jeito, o rabo de cavalo bolha foi feito para você. Ainda assim, ele só funciona em cabelos lisos.

Como fazer?

1) Se você tem cabelos médios, faça dois rabos de cavalo, um em cima do outro, bem altos na parte de trás da cabeça. Dessa forma, o que ficar por baixo ainda vai ter alguns centímetros de salvação. Se seu cabelo é bem longo, faça um único rabo de cavalo, que pode ser colocado bem alto, no meio ou na parte baixa da cabeça, fica a seu critério.

2) Nos cabelos médios, em que foi preciso fazer dois rabos de cavalo, junte-os em um único rabo. Prenda o rabo de cavalo com um elástico discreto e fino a cada três (cabelos médios) ou cinco (cabelos longos) centímetros. Essa etapa ajuda a criar as famosas "bolhas" que dão nome ao penteado.

3) Abra delicadamente as mechas em cada uma das bolhas criadas para garantir um efeito de enchimento. Para um aspecto "penteado-despenteado" e boêmio, solte algumas mechas em cada bolha para ter mais volume. Um pouco de laquê e pronto!

Dica: Você pode preparar o cabelo para ter o efeito desejado. Para um efeito clássico-chique e impecável em qualquer situação, alise os cabelos; para um efeito fluido nas "ondas do mar", amasse levemente as pontas.

Rabo de cavalo trançado

O rabo de cavalo trançado exige um pouco de habilidade, já que consiste em transformar uma trança francesa em rabo de cavalo. A trança francesa é aquela que começa como uma trança normal e as mechas vão sendo incorporadas, de modo que a trança siga o formato da cabeça. Esse penteado serve para qualquer tipo de cabelo!

Como fazer?

1) Comece pegando um boa mecha no meio da cabeça, o mais perto da testa possível. Se você tem franja longa, pode incorporá-la. Comece a trançar normalmente, uma trança básica, até chegar ao topo da cabeça.

2) Ao chegar ao topo da cabeça, bem lá no alto, passe para a trança francesa. A partir daí, vá incorporando uma mecha do cabelo às mechas da trança. Mas cuidado! Diferentemente da trança francesa clássica, você não deve incorporar o cabelo todo! Pegue uma mecha bem próxima da trança e deixe o cabelo tranquilo na lateral do rosto.

3) Continue com a trança francesa até o meio da parte de trás da cabeça. A partir daí, volte a fazer uma trança normal, sem acrescentar mechas do restante do cabelo. Vá até o final do cabelo e coloque um elástico.

4) Agora puxe as mechas situadas em cada lado da trança. Isso pode ser feito a cada "etapa" da trança ou apenas em algumas. O efeito volumoso é garantido.

5) Por fim, prenda todo o cabelo, a trança e o restante que estava livre, em um rabo de cavalo baixo com um elástico.

Dica: Você pode esconder o elástico enrolando uma mecha em torno dele.

• Bruna Moura