einstein

Todo mundo conhece a foto em que Albert Einstein aparece mostrando a língua. Mas essa imagem não foi feita por acaso, existe uma história por trás…

Era o 72º aniversário de Einstein, o dia 14 de março de 1951. Para celebrar, seus amigos e colegas da Universidade de Princeton se reuniram para passar a noite juntos no Princeton Club. 

“Professor, sorria para sua foto de aniversário”

No final da noite, o professor se sentia cansado, e um de seus amigos se ofereceu para levá-lo à casa. Quando eles se dirigiam ao carro, seguidos por uma horda de fotógrafos e jornalistas, um deles disse: “Professor, sorria para sua foto de aniversário”. Irritado e cansado, por ter posado a noite toda, Einstein respondeu mostrando a língua.

Uma recusa a se subordinar às regras impostas

Para ele, essa foi uma maneira de mostrar sua recusa a se subordinar às regras. O professor depois confessou que a foto foi uma forma de continuar respeitando seus próprios valores e sua liberdade de expressão. “Isso significa se recusar a jogar o jogo da representação, se recusar a assumir uma imagem de nós mesmos conforme manda a regra”. Uma coisa é certa: a foto se tornou um ícone cultural, considerada até mesmo como uma obra de arte, por alguns. Dizem por aí que o próprio Einsteins adorava a foto!

Publicado por -